Home / Cinema /

Descubra os 10 filmes mais lucrativos de todos os tempos

filmes mais lucrativos

Descubra os 10 filmes mais lucrativos de todos os tempos

by Eduardo Aranha

Filmes independentes que se tornam populares são muitas vezes aqueles que mais lucram. É incrivelmente difícil encontrar aquela mistura perfeita de baixo orçamento e de material excitante, mas o sucesso aparece quase sempre quando menos esperamos. O filme Sniper Americano é um dos mais recentes casos de sucesso e surpreendeu todos quando fez mais de 500 milhões  de dólares que cobriram bem o modesto orçamento de 60 milhões de dólares.

Neste post, vamos dar uma vista de olhos aos 10 filmes mais lucrativos da história do cinema. A lista é baseada não nos filmes que arrecadaram mais lucro nas bilheteiras mas sim naqueles que registaram os melhores números entre o orçamento usado para a produção e o lucro registado.

Os 10 filmes mais lucrativos da história do cinema

The Conjuring

Orçamento:  20 milhões de dólares

Lucro: 318 milhões de dólares

O filme The Conjuring chegou aos cinemas em 2013 e apanhou todos de surpresa, uma vez que passou a frente do filme The Lone Ranger – que contou com a interpretação de Johnny Depp – para se tornar um enorme sucesso de bilheteiras. O filme produzido com um orçamento de 20 milhões de dólares acabou por arrecadar 318 milhões de dólares no mundo inteiro. A sequela chegou ao cinema em 2016, depois do spin-off Annabelle.

Viram-se gregos para casar

My Big Fat Greek Wedding (2002) Directed by Joel Zwick Shown: John Corbett (as Ian Miller), Nia Vardalos (as Toula Portokalos)

Orçamento: 5 milhões de dólares

Lucro: 368 milhões de dólares

O filme Viram-se Gregos para Casar foi realmente um enorme sucesso de bilheteiras. Com um orçamento de 5 milhões de dólares, o filme que tinha como protagonista uma atriz pouco conhecida conseguiu arrecadar mais de 368 milhões de dólares no mundo inteiro. É importante somar o facto de que o filme não tinha orçamento de publicidade, contando apenas com campanhas de e-mail.

The Full Monty

thefullmounty

Orçamento: 3.5 milhões de dólares

Lucro:  257 milhões de dólares

The Full Monty é um filme britânico sobre uma dúzia de homens que tentam arriscar a sua sorte depois de perderem os seus empregos no mercado siderúrgico. Depois de verem mulheres pagar a homens para receberem lap dances num bar, eles mesmo tentam criar o seu próprio espectáculo. O filme, apesar do enredo dito desta forma deixar a desejar, foi indicado para quatro Óscares, vencendo na categoria de Melhor Comédia.

Saw

saw

Orçamento: 1.2 milhões de dólares

Lucro: 103 milhões de dólares

Iniciando uma saga de filmes de terror bastante explícitos, com cenas sangrentas e aterradoras, Saw chegou ao cinema com um orçamento que rondava apenas os 1.2 milhões de dólares. Porém, nada conseguia prever que o jogo do quebra-cabeças mortal seria capaz de arrecadar mais de 103 milhões de dólares nas bilheteiras. Assim se iniciou um franchise lucrativo que recebeu mais seis filmes.

Rocky

rocky

Orçamento: 995 mil dólares

Lucro: 225 milhões de dólares

Em 1976, um ator desconhecido escreveu um argumento sobre um lutador de boxe que recebe a oportunidade de uma vida em tornar-se campeão mundial de pesos pesados. Este ator era Sylvester Stallone, que viria a interpretar a personagem de Rocky Balboa. Este filme contou com um mísero orçamento de 995 mil dólares. O próprio ator confessou que teve de vender o seu cão para se sustentar. Em contrapartida, assim que chegou ao cinema o filme conseguiu arrecadar mais de 225 milhões de dólares por todo o mundo.

American Graffiti

americangraffiti

Orçamento: 777 mil dólares

Lucro: 140 milhões de dólares

Em 1973, antes de George Lucas se tornar no grande realizador que hoje conhecemos,o norte-americano fez o filme American Graffiti. O filme, que tem como pano de fundo a Califórnia durante os anos 50, foi filmado em apenas 28 dias e recusado por todos os estúdios para distribuição. Mas quando o diretor do filme O Padrinho, Francis Ford Coppola, disse a um executivo de estúdio que estava disposto a distribuir o filme com o seu próprio dinheiro, American Graffiti acabou por ser escolhido por uma produtora. O clássico, produzido com 777 mil dólares, arrecadou 140 milhões de dólares nas bilheteiras e cinco nomeações para os Óscares, incluindo na categoria de melhor filme.

Napoleon Dynamite

NAPOLEON DYNAMITE, Jon Heder, 2004, (c) Fox Searchlight/courtesy Everett Collection

Orçamento: 400 mil dólares

Lucro: 46 milhões de dólares

Napoleon Dynamite é um filme indie que tem como protagonistas atores desconhecidos. A partir de um orçamento na ordem dos 400 mil dólares, Napoleon Dynamite conseguiu arrecadar 46 milhões de dólares tornando-se rapidamente um fenómeno da cultura pop. Muitas citações do filme permanecem relevantes até hoje e, por vezes, ainda vemos pessoas aleatórias a vestir a t-shirt “Voto para Pedro”.

Mad Max

mad-max

Orçamento: 300 mil dólares

Lucro: 99.75 milhões de dólares

Quando Mel Gibson protagonizou o filme Mad Max, com um humilde orçamento de 300 mil dólares, o futuro distópico explodiu nas bilheteiras por todo o mundo. Em poucos meses, foi possível arrecadar  99,75 milhões de dólares e bater o recorde mundial de filme com menores custos de produção e maiores lucros arrecadados. Este foi um título que conservou durante vinte anos.

The Blair Witch Project

the-blair-witch-project

Orçamento: 60 mil dólares

Lucro: 248 milhões de dólares

The Blair Witch Project teve um custo de 60 mil dólares (alguns relatos dizem que a produção do filme custou ainda menos). O filme, gravado com a câmara na mão, foi um sucesso surpreendente, conseguindo mais de 248 milhões de dólares por todo o mundo. Além disso, foi um dos primeiros filmes a tornar-se “viral”.

Paranormal Activity

atividade-paranormal

Orçamento: 15 mil dólares

Lucro: 193 milhões de dólares

O realizador Oren Peli filmou Atividade Paranormal ao longo de sete dias na sua própria casa e gastou cerca de 15 mil dólares. O filme de terror, filmado simplesmente com um homem a segurar uma câmara, tornou-se um enorme sucesso graças a uma estratégia de palavra boca a boca. O filme acabou por arrecadar 193 milhões dólares e por obter quatro sequelas (com mais a caminho).

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *