Home / Drama /

10 histórias reais que foram adaptadas para o grande ecrã

histórias reais

10 histórias reais que foram adaptadas para o grande ecrã

by Eduardo Aranha

O cinema aproveita tudo o que é estória para criar novos filmes, recorrendo frequentemente à própria História para criar verdadeiras obras-primas. O valor de personagens reais, que viveram histórias tão fantásticas ou comoventes que são dignas de ser contadas a todo o mundo, é extremamente apreciado pelo público.

Nas últimas décadas têm sido cada vez mais o número de filmes baseados em histórias reais a chegar às salas de cinema. Com excelentes atores, muitos destes filmes têm levado para casa estatuetas douradas pela altura da entrega dos Óscares. E tais condecorações são sempre devidas! Outros, mesmo que não levem nada para casa, continuam a passar para o ecrã histórias de tal forma importantes que vale a pena a citação.

Neste artigo decidimos por isso dar enfoque a filmes que são inspirados em acontecimentos reais e em personagens históricas. Conheça a nossa lista já abaixo, deixe-se fascinar pelas histórias e deixe-nos nos comentários algumas sugestões a acrescentar à lista.

10 filmes baseados em histórias reais

1 – Saving Mr. Banks

"SAVING MR. BANKS"..Walt Disney (Tom Hanks), left, and P.L. Travers (Emma Thompson), right, in Disney's "Saving Mr. Banks," releasing in U.S. theaters limited on December 13, 2013 and wide on December 20, 2013...Ph: François Duhamel..©Disney Enterprises, Inc. All Rights Reserved..

O filme Saving Mr. Banks conta-nos a história de uma relação complicada entre o lendário Walt Disney e Pamela Trevers, a autora do livro infantil Mary Poppins. Depois de Walt Disney prometer às suas filhas a adaptação cinematográfica do seu livro preferido, estava longe de imaginar que a realização do filme seria complicada. Foram necessários quase 20 anos para gravar o filme. Saving Mr. Banks mostra a dinâmica de Disney e Travers, expondo os seus segredos e mistérios do passado. Brilhantes interpretações por Tom Hanks e Emma Thompson nos papéis principais.

2 – The Duchess

theduchess

O filme The Duchess conta-nos o destino complicado da famosa Duquesa de Devonshire que, em tenra idade, foi obrigada a se casar por conveniência. Porém, é só ao iniciar a sua vida de casa que percebe o erro que cometeu. O casamento, mesmo que lhe tenha conferido estatuto social, riqueza e fama, não lhe deu o mais importante: amor. No entanto, a jovem rapariga que casou com o Duque aprende a desafiar a sociedade e as suas convenções, envolvendo-se numa relação escandalosa com o futuro primeiro-ministro britânico Charles Grey.

3 – Catch me if you can

catchmeifyucan

O nome de Frank Abagnale é bem conhecido nos Estados Unidos, já que este se trata de um dos mais lendários scammers de que há história. Quando tinha apenas 21 anos de idade, Frank Abagnale tinha já trabalhado como médico, advogado e piloto numa companhia aérea. Com uma perna atrás das costas, este impostor era capaz de falsificar cheques de milhões de dólares sem ser apanhado pela CIA. Porém, como podemos ver no filme Catch me if you can, no final as coisas não lhe correram assim tão bem.

4 – Cinderella Man

cinderellaman

O lutador de boxe James J. Braddock teve de abandonar o desporto devido a uma série de derrotas e problemas de saúde. No entanto, a Grande Depressão em 1929 nos Estados Unidos e os anos de desemprego e fome que se seguiram, obrigaram o atleta a regressar ao desporto para ganhar algum dinheiro para a sua família. Embora ninguém acreditasse no potencial do ex-lutador de boxe, para surpresa de todos, Braddock vence luta após luta. Tudo isto pode ver no filme Cinderella Man.

5 – Ray

ray

No filme Ray somos apresentados à história da vida do grande músico de jazz americano Ray Charles. Todos os fãs do artista sabem que a vida de Ray Charles foi marcada por altos e baixos: pobreza, cegueira, racismo e a luta contra a toxicodependência. No entanto, Ray foi capaz de superar tudo isto e deixar a sua marca na história do jazz americano. Neste filme, é todo este percurso comovente que acompanhamos.

6 – Becoming Jane

becomingjane

Jane Austen é relembrada no mundo da literatura pelos seus romances repletos de personagens que lutam para encontrar o amor numa sociedade cheia de convenções. Porém, por muito intrigante que possa parecer, esta mulher que tanto escreveu sobre amor nunca casou. No filme Becoming Jane, no entanto, podemos assistir à adolescência de Jane Austen e à paixão que marcou a sua vida e carreira.  Uma história de amor que é ao mesmo tempo bonita e triste, mas que vale a pena ser conhecida.

7 – Walk the line

WTL-676 Johnny Cash (Joaquin Phoenix) and June Carter (Reese Witherspoon) perform in WALK THE LINE. Photo credit: Suzanne Tenner TM and © 2005 Twentieth Century Fox. All Rights Reserved. Not for sale or duplication.

Uma vez mais, voltamos a juntar no grande ecrã o mundo da música com o do cinema. O filme Walk the Line é baseado em acontecimentos reais da vida complicada do lendário cantor country Johnny Cash e da sua segunda esposa, June Carter. Apesar de inúmeros problemas na carreira de ambos, entre os quais alcoolismo, nada deitou abaixo o amor de Johnny Cash e Juner Carter, que se mantiveram lado a lado até ao fim das suas vidas.

8 – Seven Years in Tibet

histórias reais

O filme Seven Years in Tibet conta a história da incrível amizade de um viajante e alpinista alemão com o então jovem Dalai Lama. Por uma mera ironia do destino, Heinrich Harrer, um funcionário do Reich, acaba por parar no Tibete, mais precisamente na misteriosa cidade de Lhasa, onde passa sete longos anos que mudarão para sempre sua vida. Um filme comovente que merece visualização.

9 – Pride

Pride film still

O enredo de Pride tem lugar na Grã-Bretanha, em 1984, durante a greve dos mineiros. Um grupo de ativistas gays decide apoiar os mineiros e levantar dinheiro para os ajudar. No entanto, quando os mineiros de uma cidade provinciana no País de Gales recebem a notícia sobre tais doações, não ficam muito entusiasmados por se sentirem desconfortáveis com as preferências sexuais dos seus apoiantes. O filme tem elementos de drama e comédia e o resultado irá sem dúvida surpreendê-lo.

10 – The Blind Side

blindside

O filme The Blind Side apresenta-nos a história de uma família rica e religiosa dos Estados Unidos que decide adotar um adolescente sem abrigo afro-americano. Assim, esta família ajuda o jovem a fazer novos amigos, a ir para a faculdade, a ter sucesso no desporto e, eventualmente, a tornar-se num jogador de futebol famoso. Esta é a história verídica de Michael Oher.

   

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *