Home / Atrizes /

Jayne Mansfield: o quão chocante foi a 1ª cena de nudez do cinema?

Jayne Mansfield: o quão chocante foi a 1ª cena de nudez do cinema?

 

O filme Promises! Promises! é uma comédia sexualmente desinibida que conta a história de um casal que decide embarcar num cruzeiro. Numa noite de embriaguez, os jovens casados conhecem outro casal e acabam por trocar de parceiros. Nesta sequência, ambas as mulheres ficam grávidas, sendo que ao longo do filme acompanhamos a demanda para saber quem será o verdadeiro pai das crianças. Até aqui nada de novo, não fosse este o filme com a primeira cena de nudez da história do cinema.

No ecrã, encontramos Jayne Mansfield, no papel de Sandy Brooks, que aparece despida em três cenas, repetidas várias vezes como se de sonhos se tratassem. Nas imagens mais explícitas a atriz é filmada em topless. Esta terá sido a primeira vez que uma personagem principal surgiu em cenas mais eróticas, ainda que, em 1916, Annette Kellerman tenha também sido filmada numa cena onde apenas o cabelo cobria grande parte do seu corpo.

Promises..Promises! - Trailer (Versão Censurada)

 

Durante várias décadas, as cenas de nudez foram consideradas nos Estados Unidos da América como impróprias. A maioria dos estúdios regia-se pelo Motion Picture Production Code, um código que definia as linhas daquilo que era ou não moralmente aceitável. Promises! Promises! rompeu com esses paradigmas e, embora a produção tenha sido de baixo custo, a quantidade de publicidade gratuita fez com que o filme se tornasse um sucesso.

 

A polémica em que o filme esteve envolvido catapultou também Jayne Mansfield para a fama: a atriz foi convidada para posar para a Playboy, facto que culminou num processo a Hugh Hefner. Apesar do sucesso de bilheteiras, Promises! Promises! foi muito criticado pelos especialistas da 7ª Arte e tanto a versão original como a censurada foram banidas do estado de Cleveland e de outras cidades dos Estados Unidos da América.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *