Home / Atrizes /

Jennifer Lawrence: a atriz que está a conquistar Hollywood

Jennifer Lawrence: a atriz que está a conquistar Hollywood

 

Imparável. Esta é a palavra que me ocorre para falar de Jennifer Lawrence, a atriz com apenas 26 anos que tem conquistado o mundo do cinema com o seu fabuloso talento para a representação. Vencedora de um Óscar para Melhor Atriz em Papel Principal e nomeada na mês categoria duas outras vezes, esta atriz promete ter uma carreira cheia de sucessos pela frente.

Nascida no dia 15 de agosto de 1990, num pequeno subúrbio de Louisville, nos Estados Unidos, Jennifer Lawrence é a mais nova de três irmãos. Durante a sua infância, cresceu na pequena quinta dos pais, mesmo nos limites da cidade, e praticou desporto – hoquéi e softball – e, para surpresa de alguns fãs, foi ainda cheerleader. Ao estudar, pensou que um dia se viria a tornar médica. O teatro e a representação nunca foram um sonho,..

Até que passaram a ser.

Foi tudo uma questão de sorte e um daqueles casos que se deu por se estar “no sítio certo, à hora certa”. Um desconhecido encontra a jovem Jeniffer, então com 14 anos, e pede aos seus pais para lhe tirar uma fotografia e ficar com um contacto telefónico. Um dia depois, a jovem é chamada para fazer uma sessão fotográfica e “voilá!” Assim começa a sua carreira.

JenniferLawrence: como alcançar sucesso rapidamente

No verão desse mesmo ano começa a aparecer em anúncios televisivos para a MTV e a gravar o thriller Devil You Know, ao lado de Lena Olin, que só foi lançado anos mais tarde, em 2013. Pouco depois, JenniferLawrence e a sua família mudam-se para Los Angeles para que a jovem atriz pudesse ter mais acesso a papéis em séries como Medium, Monk, Cold Case e The Bill Engvall Show.

 

O primeiro grande filme que fez foi Winter’s Bone – que esteve nomeado para Melhor Filme pela Academia em 2010 e lhe mereceu a sua primeira nomeação enquanto atriz. Nesta longa metragem, JenniferLawrence mostra sem pudor que é dona de um talento que merece ser explorado. Seguem-se mais papéis nos anos que se seguem, aparecendo em 2011 ao lado de Mel Gibson e Jodie Foster no filme O Castor e, no mesmo ano, vestindo pela primeira vez a pele de Mystique, a personagem azul de X-Men: First Class.

Em 2012, dá vida pela primeira vez a Katniss Everdeen, a personagem principal da saga cinematográfica de sucesso que lançou a carreira de JenniferLawrence. Os filmes de Os Jogos da Fome, que adaptam a popular trilogia distópica de Suzanne Collins, mostram um Planeta Terra onde algo correu mal e o território onde antes foi os EUA submete as suas crianças a jogos brutais transmitidos para toda a nação.

No mesmo ano, participa no thriller House at the End of the Street, ao lado de Elisabeth Shue, e em dois dramas com Bradley Cooper: The Falling e Guia para um Final Feliz, sendo que este último trabalho lhe vale um Óscar na categoria de Melhor Atriz em Papel Principal assim como um Globo de Ouro. Seguindo esta maré de realização profissional, Jennifer Lawrence continua a trabalhar com o realizador David O. Russell para fazer Golpada Americana (onde contracena uma vez mais com Bradley Cooper) e que lhe vale outra nomeação para os Óscares.

Em 2014, volta a encontrar-se com Cooper – desta vez no filme Serena – antes de vestir uma vez mais a pele de Mystique no filme X-Men: Days of Future Past. Joy é o grande filme que preenche o ano de 2015 e que lhe garante a sua terceira nomeação para Melhor Atriz. Mais do que exercer o seu talento pela presentação, Jennifer Lawrence tem sido também uma voz importante na luta pelos direitos das mulheres a receber salários equivalentes ao dos atores.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *