Home / Clássicos do Cinema /

8 vídeos para entender o estilo dos melhores realizadores da história

melhores realizadores

8 vídeos para entender o estilo dos melhores realizadores da história

Vamos todos ser honestos: quantas vezes gostaríamos de perceber determinado estilo de um realizador e ficamos totalmente aquém do “porquê” das técnicas usadas nos seus filmes? Mesmo que alguns dos grandes nomes do cinema contem com estilos muito próprios, quer seja através dos planos realizados ou até mesmo através das cores com quem constroem as cenas, não é fácil descodificar os significados de cada decisão artística.

Por essa mesma razão, houve quem procurasse entender o estilo cinematográfico de alguns dos melhores realizadores da história do cinema. A ideia ocorreu ao realizador coreano Kagonada que, com muita paciência e talento, fez uma série de vídeos que ajudam a perceber o principal traço visual que caracteriza o trabalho de certos realizadores.

Antes de mais importa perceber quem é Kagonada. O realizador coreano, nascido em Seul, na Coreia do Sul, é conhecido por um conjunto de vídeo-ensaios sobre cinema para a Internet que podem ser vistos na sua página do Vimeo. Além do mais, colabora para a revista Sight & Sound.

Ao longo da sua carreira tem estudado muitos realizadores, como é o caso de Wes Anderson, Quentin Tarantino e até mesmo Darren Aronofsky. Com uma sensibilidade que só podia pertencer mesmo a um realizador de cinema, faz proveito dos seus vídeos para desconstruir cenas emblemáticas de filmes destes realizadores e traçar explicações e conclusões sobre o que caracteriza o estilo cinematográfico desses grandes nomes.

Sem mais delongas, convidamo-lo a assistir a cada um dos vídeos que se encontram abaixo: recordamos que cada vídeo aborda um realizador diferente e o seu estilo artístico.

8 vídeos para entender o estilo dos melhores realizadores da história

Wes Anderson

Quentin Tarantino

Stanley Kubrick

Darren Aronofsky

Terrence Malick

Robert Bresson

Yasyjiro Ozu

Andrei Tarkovsky

Sente que aprendeu mais com os vídeos do realizador Kagonada? Queremos saber de qual gostou mais através da caixa de comentários!

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *