Home / Cinema /

10 mercados de cinema internacionais para filmes independentes

mercados de cinema

10 mercados de cinema internacionais para filmes independentes

Todos os anos têm lugar, por diversos pontos do mundo, aqueles que são chamados de mercados de cinema. O objetivo destes mercados é o comércio mas não nos moldes que provavelmente está a pensar. Neste eventos marcam presença cineastas independentes assim como especialistas do mercado cinematográfico, distribuidores e produtores. O objetivo é que filmes independentes consigam “vender” o seu trabalho a grandes distribuidores e companhias para que o conteúdo seja assim promovido.

As atividades em mercados de cinema podem incluir exibições de filmes, oficinas, seminários, debates, sessões de networking, feiras e uma série de outras oportunidades. Para cineastas com projetos em fase inicial, os mercados de cinema podem muitas vezes apresentar oportunidades para lançar os filmes e alcançar um maior público.

Neste post apresentamos  uma selecção de alguns dos melhores mercados de cinema internacionais que poderá encontrar para promover o seu trabalho.

10 mercados de cinema internacionais para filmes independentes

American Film Market (AFM)

O American Film Market acontece todos os anos em Novembro, em Santa Monica, na Califórnia. A entrada tem um custo que varia entre os 250 dólares e os 1500 dólares. É sem dúvida o mercado de cinema mais importante dos Estados Unidos, dada a sua localização tão próxima do centro cinematográfico americano, em Hollywood.

CineMart

É em Roterdão, nos Países Baixos, que tem lugar o Mercado CineMart durante o mês de janeiro. Este festival não impõe nenhum custo de entrada, no entanto só aceita convidados que tenham sido selecionados pela organização. Ou seja, para fazer parte deste mercado deve submeter-se a uma candidatura que será avaliada conforme o seu projeto.

European Film Market (EFM)

Entretanto é em Berlin, a capital da Alemanha, que decorre o European Film Market. Todos os anos o evento tem data marcada para fevereiro e reúne cineastas de todos os cantos da Europa (e até mesmo fora dela) que procuram novas oportunidades. A entrada tem um custo de 60 euros a 350 euros.

Hong Kong International Film & TV Market (FILMART)

Viajando para o oriente, há que passar no Hong Kong International Film & TV Market. Tal como o nome indica, este é um mercado que engloba também conteúdos preparados para o formato televisivo. Um excelente meio para se criarem novas oportunidades. O evento acontece em março e tem um custo de 285 dólares.

Hot Docs

O Hot Docs é um mercado que é organizado também todos os anos mas, desta vez vez, em Toronto, no Canadá. O evento costuma ter lugar entre o mês de abril e maio. Muito importante na América do Norte, atrai também cineastas de todos os cantos do mundo que procuram uma oportunidade de se aproximar da grande indústria cinematográfica. O custo é de 345 dólares a 845 dólares.

Independent Film Week / Project Forum

O Independent Film Week tem lugar na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, ao longo de vários dias seguidos em setembro. Durante uma semana acolhe cineastas e produtoras de todo o mundo que se cruzam com realizadores independentes à procura de promoção para os seus trabalhos.

INPUT (International Public Service Television Screening Conference)

Em maio não perca a oportunidade de visitar o INPUT, sigla para International Public Service Screening Conference, um evento que não tem um lugar específico marcado, uma vez que se altera todos os anos. Este é o evento perfeito para promover o seu trabalho, especialmente se estiver focado em conteúdos para televisão. A participação do evento tem um custo de 60 dólares.

Marché du Film (associated with Cannes International Film Festival)

No festival de Cannes, em França, será possível encontrar o Marché du Film. Neste evento poderá promover o seu filme independente perante algumas das maiores figuras da Sétima Arte.  A entrada no evento tem um custo de 275 euros a 375 euros.

MIPCOM

O MIPCOM acontece anualmente em Cannes, em França, durante o mês de outubro. A cidade francesa continua a ser célebre na sua relação tão próxima com a Sétima Arte. Ainda assim, este é um evento mais restrito e elitista, com um custo de entrada que pode variar entre os 1000 e os 1500 euros.

National Media Market (NMM)

O National Media Market tem lugar na Carolina do Sul todos os anos, mais precisamente na localidade de Charlestown. Com data marcada para novembro, o evento atrai cineastas independentes de todo o mundo e assume um importante papel na promoção e venda de conteúdos cinematográficos. O evento tem ainda um custo de entrada de 225 dólares.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *