Home / Cinema de Aventura /

Conheça a nossa lista dos 10 melhores filmes com motorizadas

motorizadas

Conheça a nossa lista dos 10 melhores filmes com motorizadas

 

A indústria cinematográfica tem produzido ao longo das últimas décadas filmes que se focam em elementos específicos e abordam subculturas repletas de um misticismo muito próprio. Como já deve ter adivinhado ao ler o título deste post, existe um verdadeiro género cinematográfico, se assim lhe podemos chamar, que anda em redor do mundo das motorizadas.

Os filmes focados em motorizadas, pelo menos os mais conhecidos, têm elementos muito fortes em comum: morte, casacos de couro, gangues e, claro, Harley Davidsons. Porém, apesar de alguns destes filmes figurarem nesta lista, procuramos incluir também nas sugestões abaixo alguns filmes que quebram todos os padrões e mostram o que é ser um motociclista nos dias de hoje.

Os 10 melhores filmes com motorizadas

1 – 12 O’Clock Boys

12clockboys

Com estreia em 2014, este filme mostra a história de Pug, um jovem que se quer juntar desesperadamente a um gang de motociclistas muito conhecido  em Baltimore – os 12 O’Clock Boys. Com o formato de um documentário, o filme oferece uma visão interessante sobre a subcultura do universo que não conhecemos das motorizadas. É fascinante ver de perto um gangue de motociclistas que foge a tudo o que conhecemos: não vemos casacos de couros ou Harley-Davidsons.

2 – Akira

akira

Ainda que seja um filme de Anime, baseado na famosa manga de Katsuhiro, o filme Akira apresenta-nos uma motorizada futurista que é usada pelo anti-herói Tetsuo, perseguido pelas forças policiais depois de desenvolver poderes especiais. A forma como os elementos são usados, ainda que no formato de animação, confere a este filme os elementos necessários para figurar nesta lista.

3 – Choppertown: The Sinners

choppertowns

Uma vez mais, encontramos um filme que se apresenta com um formato de documentário e que nos leva até ao mundo das motorizadas. No documentário Choppertown: The Sinners, assistimos de perto à vida real de motociclistas em Orange County e à forma com personalizam o seus veículos. Um documentário diferente mas que vale a pena ver.

4 – The World’s Fastest Indian

the-world-fastest-indian

Baseado em factos verídicos, o filme The World’s Fastest Indian segue a história de Burt Munro, da Nova Zelândia, que passou anos a montar uma velha motorizada Indian da década de 1920. A motorizada ajudou-o a fazer história mais tarde, em Utah, em 1967, quando conseguiu bater um recorde de velocidade.

5 – Hell Ride

hellride

O filme Hell Ride baseia-se fortemente nos clássicos filmes de gangues de motocicletas dos anos 1960 e 1970. O filme é um esforço colaborativo entre Quentin Tarantino e Larry Bishop: a  história segue uma gangue de motociclistas que procuram vingança depois de um dos seus colegas ser morto.

 

6 – The Wild One

the-wild-one

Em grande parte considerado um dos maiores clássicos sobre motociclistas, o filme The Wild One segue a história de Johnny (interpretado por Marlon Brando) e o seu bando de desajustados motociclistas. O gangue invade uma pequena cidade depois de ser expulso de uma competição de motorizadas e, a partir daqui, a história avança a alta velocidade.

7 – Harley Davidson e Marlboro Man

harleydavidson-marlboroman

Com as brilhantes interpretações de Mickey Rourke e Don Johnson, o filme Harley Davidson e Marlboro Man é um verdadeiro clássico do cinema do motociclismo. Mesmo depois de ter chegado ao cinema há mais de 25 anos, o filme continua a ser considerado um dos mais importantes da “nova guarda” de filmes rebeldes.

8 – Hells Angels on Wheels

hellsangelsonwheels

O filme Hells Angels on Wheels foca-se num funcionário de um posto de gasolina, interpretado por Jack Nicholson, que se vê envolvido com um gangue de motociclistas que passam pela sua cidade. Na altura do seu lançamento, o filme tornou-se um êxito de bilheteiras e lançou Nicholson na sua carreira artística.

9 – Electra Glide in Blue

electra-glide-blue

Neste clássico de 1973, acompanhamos a história de um agente policial de uma pequena cidade que quer avançar na carreira e ser promovido a detetive. Porém, as suas hipóteses de conseguir tal promoção são muito reduzidas… Pelo menos até se deparar com um suicídio suspeito que o leva para a investigação mais perigosa da sua carreira. Motorizadas não faltam neste filme.

10 – The Motorcycle Diaries

themotorcyclediaries

Este é um dos poucos filmes do cinema moderno que nos apresenta o mundo do motociclismo sem nos mostrar gangues ou uma contra-cultura repleta de morte. Este filme procura, na verdade, retratar exatamente o lado oposto. Uma película feita sobretudo para quem gosta de viagens e de percorrer a estrada sem rumo.


 

Partilhar este artigo

Comentários

  • 15 January, 2017

    Uma moto muito bonita e futurista que achei, é a do Filme Tron O Legado.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *