Home / Cinema /

5 personagens verídicas que lutaram contra a maioria

personagens verídicas

5 personagens verídicas que lutaram contra a maioria

É frequente que, de vez em quando, chegue às salas de cinema um filme biográfico que nos apresente a história de personagens singulares que, sem medo da oposição, levantaram a sua voz para protestar contra uma maioria e dessa forma lutarem por direitos e igualdade.

Estas personagens – baseadas em personagens e factos verídicos – sofreram forte pressão para se calarem mas ainda assim conseguiram persistir e, em casos mais extremos, deram mesmo a sua vida pela causa em que acreditavam. Mais do que ser Hollywood a gostar destas histórias e a valorizá-las na altura da entrega dos Óscares, o público também as gosta de ver e aplaudir.

Neste post, apresentamos por isso 5 filmes que têm como protagonista personagens verídicas que não tiveram medo de levantar a voz para defender os mais fracos e aquilo em que acreditavam.

5 filmes com personagens verídicas corajosas

Concussion (2015)

Concussion

Neste filme, o ator Will Smith dá vida ao médico Bennet Omalu, responsável por fazer autópsias em jogadores de futebol norte-americanos. É exatamente a sua posição enquanto médico que lhe permite descobrir uma doença nova, causada pelas colisões cranianas dos jogadores. Eventualmente, as suas investigações têm grande repercussão nos Estados Unidos, mas a NFL tem medo que isso implique a perda de credibilidade e a diminuição dos lucros. Por isso mesmo, refuta as descobertas do Dr. Omalu e ameaça-o de morte. Pela sua prestação, Will Smith foi nomeado para um Globo de Ouro.

Erin Brockovich (2000)

Erin Brockovich

Este tornar-se-á em breve um dos clássicos do cinema contemporâneo. Em Erin Brokovich, Julia Roberts veste a pele de uma mãe solteira que, para se sustentar, aceita um trabalho como secretária num escritório de advocacia. Porém, a personagem acaba por descobrir uma série de pistas que a levam a desvendar um caso de saúde pública: as águas de uma vila estão contaminadas devido ao trabalho de uma fábrica e, consequentemente, estão a prejudicar a saúde dos moradores. Apesar de sofrer forte pressão, a personagem consegue reunir centenas de pessoas para processar os empresários gananciosos. Este foi o filme que valeu a Julia Roberts uma estatueta dourada na categoria de Melhor Atriz em Papel Principal.

Selma (2014)

Selma

Neste filme, o ator David Oyelowo interpreta uma das personagens mais importantes da história dos Estados Unidos: Martin Luther King, que conseguiu reunir uma longa marcha pacífica em Washington para protestar contra a proibição do voto aos negros. Enfrentando pressões políticas e ameaças, o ativista conseguiu realizar protestos fundamentais para o avanço dos direitos civis. Este filme concentra-se na sua história mas a partir da perspetiva de Selma, a sua esposa.

Milk (2008)

Milk

Neste filme, Sean Penn interpreta Harvey Milk, o primeiro político assumidamente homossexual a ocupar um cargo importante nos Estados Unidos. A personagem enfrenta forte resistência da ala religiosa e tradicionalista, que deseja impedir pessoas homossexuais de conquistarem cargos públicos. Esta é uma história dramática e comovente baseada em factos verídicos e na história do próprio Harvey Milk, que foi eventualmente assassinado pelo político homofóbico Dan White (Josh Brolin). Sean Penn venceu o Óscar pelo papel.

The Lady (2011)

The Lady

Michelle Yeoh interpreta Aung San Suu Kyi, vencedora do Prémio Nobel da Paz. Ela organiza manifestações pela democracia na Birmânia, enquanto o governo mantém uma sangrenta ditadura militar. Impedida de ver a família e condenada a 15 anos de prisão, Aung San Suu Kyi resiste e colabora para a reinstauração do regime democrático no país asiático. Michelle Yeoh foi indicada ao Satellite Awards pelo papel.

   

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *