Home / Cinema /

5 personagens verídicas que lutaram contra a maioria

personagens verídicas

5 personagens verídicas que lutaram contra a maioria

by Eduardo Aranha

É frequente que, de vez em quando, chegue às salas de cinema um filme biográfico que nos apresente a história de personagens singulares que, sem medo da oposição, levantaram a sua voz para protestar contra uma maioria e dessa forma lutarem por direitos e igualdade.

Estas personagens – baseadas em personagens e factos verídicos – sofreram forte pressão para se calarem mas ainda assim conseguiram persistir e, em casos mais extremos, deram mesmo a sua vida pela causa em que acreditavam. Mais do que ser Hollywood a gostar destas histórias e a valorizá-las na altura da entrega dos Óscares, o público também as gosta de ver e aplaudir.

Neste post, apresentamos por isso 5 filmes que têm como protagonista personagens verídicas que não tiveram medo de levantar a voz para defender os mais fracos e aquilo em que acreditavam.

5 filmes com personagens verídicas corajosas

Concussion (2015)

Concussion

Neste filme, o ator Will Smith dá vida ao médico Bennet Omalu, responsável por fazer autópsias em jogadores de futebol norte-americanos. É exatamente a sua posição enquanto médico que lhe permite descobrir uma doença nova, causada pelas colisões cranianas dos jogadores. Eventualmente, as suas investigações têm grande repercussão nos Estados Unidos, mas a NFL tem medo que isso implique a perda de credibilidade e a diminuição dos lucros. Por isso mesmo, refuta as descobertas do Dr. Omalu e ameaça-o de morte. Pela sua prestação, Will Smith foi nomeado para um Globo de Ouro.

Erin Brockovich (2000)

Erin Brockovich

Este tornar-se-á em breve um dos clássicos do cinema contemporâneo. Em Erin Brokovich, Julia Roberts veste a pele de uma mãe solteira que, para se sustentar, aceita um trabalho como secretária num escritório de advocacia. Porém, a personagem acaba por descobrir uma série de pistas que a levam a desvendar um caso de saúde pública: as águas de uma vila estão contaminadas devido ao trabalho de uma fábrica e, consequentemente, estão a prejudicar a saúde dos moradores. Apesar de sofrer forte pressão, a personagem consegue reunir centenas de pessoas para processar os empresários gananciosos. Este foi o filme que valeu a Julia Roberts uma estatueta dourada na categoria de Melhor Atriz em Papel Principal.

Selma (2014)

Selma

Neste filme, o ator David Oyelowo interpreta uma das personagens mais importantes da história dos Estados Unidos: Martin Luther King, que conseguiu reunir uma longa marcha pacífica em Washington para protestar contra a proibição do voto aos negros. Enfrentando pressões políticas e ameaças, o ativista conseguiu realizar protestos fundamentais para o avanço dos direitos civis. Este filme concentra-se na sua história mas a partir da perspetiva de Selma, a sua esposa.

Milk (2008)

Milk

Neste filme, Sean Penn interpreta Harvey Milk, o primeiro político assumidamente homossexual a ocupar um cargo importante nos Estados Unidos. A personagem enfrenta forte resistência da ala religiosa e tradicionalista, que deseja impedir pessoas homossexuais de conquistarem cargos públicos. Esta é uma história dramática e comovente baseada em factos verídicos e na história do próprio Harvey Milk, que foi eventualmente assassinado pelo político homofóbico Dan White (Josh Brolin). Sean Penn venceu o Óscar pelo papel.

The Lady (2011)

The Lady

Michelle Yeoh interpreta Aung San Suu Kyi, vencedora do Prémio Nobel da Paz. Ela organiza manifestações pela democracia na Birmânia, enquanto o governo mantém uma sangrenta ditadura militar. Impedida de ver a família e condenada a 15 anos de prisão, Aung San Suu Kyi resiste e colabora para a reinstauração do regime democrático no país asiático. Michelle Yeoh foi indicada ao Satellite Awards pelo papel.

   

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *