Home / Atores /

10 filmes que marcam a carreira de Philip Seymour Hoffman

10 filmes que marcam a carreira de Philip Seymour Hoffman

 

Em fevereiro de 2014, o mundo foi apanhado de surpresa com a notícia de que o ator Philip Seymour Hoffman tinha falecido. O ator premiado com um Óscar de Melhor Ator em Papel Principal pela sua interpretação no filme Capote encontrava-se em Nova Iorque e a gravar dois filmes, um deles o último capítulo de Os Jogos da Fome.

Após não responder a telefonemas e não dar notícias durante algumas horas, foi encontrado morto na casa de banho do seu apartamento devido ao consumo excessivo de droga. Com 46 anos, deixou para trás uma carreira brilhante, que conseguiu atingir o auge no ano em que foi distinguido com o Óscar de Melhor Ator em Papel Principal. Ao longo da sua carreira, fez não só cinema como também televisão e até mesmo teatro.

Cerca de dois anos depois da morte de Philip Seymour Hoffman, prestamos o nosso tributo ao ator enumerando 10 filmes que acreditamos terem sido decisivos na sua carreira.

10 filmes que marcam a carreira de Philip Seymour Hoffman

1 – Perfume de Mulher (1992)

Embora o primeiro filme de Philip Seymour Hoffman date a 1991 e tenha como título Triple Bogey on a Par Five Hole, começamos esta lista com outro filme, o Perfume de Mulher. Nesta película, que deu a Al Pacino o Óscar pela sua interpretação como Melhor Ator em papel principal, Philip Seymour Hoffman executa um papel secundário e recebe pouco espaço no ecrã. A sua personagem, George Willis, Jr., é o melhor amigo de Charlie, a personagem principal. Ainda assim, achamos que este filme merece estar no topo da lista, por ter sido o primeiro grande filme do ator. Tinha, então, 25 anos.

2 – Magnolia (1999)

Em Magnolia, um filme de 1999, Philip Seymour Hoffman volta a participar, desta vez com um papel maior: como enfermeiro a tomar conta de dois doentes que vivem histórias dramáticas nos seus últimos momentos de vida. O filme passa-se sem Los Angeles, durante 24 horas, enquanto um temporal rebenta lá fora. As personagens principais são Earl Partridge e Jimmy Gator, que procuram aproximar-se dos seus filhos. Nenhum deles têm contacto com os filhos e estes, por sua vez, não querem ter nada a ver com os pais. O filme acompanha o desenrolar das histórias destes dois homens.

3 – O Grande Lebowski (1998)

O Grande Lebowski é uma hilariante comédia sobre bowling, russos e um homem de nome “The Dude”. Jeff Lebowski, um frouxo desajeitado e entusiasta jogador de bowling, vê a sua casa arrombada por dois brutamontes que julgam estar perante o multimilionário Jeffrey Lebowski, e que têm como objetivo reaver a dívida que a mulher deste tem para o pornógrafo Jackie Treehom. Neste clássico dos irmãos Coen, Philip Seymour Hoffman entra para interpretar o secretário de Jeffrey Lebowski e funcionar como intermediário entre os dois Lebowski.

4 – Almost Famous (2000)

É a oportunidade de uma vida, quando o jovem repórter William Miller consegue uma chance na revista Rolling Stone. Apesar das objeções da sua protetora mãe, William faz-se à estrada com uma banda de rock que apareceu recentemente e descobre que há muito mais para escrever sobre eles que só a música. Neste filme, Philip Seymour Hoffman interpretou o polémico jornalista Lester Bangs, que foi colaborador da revista Rolling Stone e é ainda recordado como o “Maior crítico de rock da América”

5 – Capote (2002)

 

Este foi, sem sombra de dúvidas, o filme da carreira de Philip Seymour Hoffman. Com Capote, o ator foi distinguido com o Óscar de Melhor Ator em Papel Principal. Nesta película, o ator veste a pele do escritor Truman Capote e a forma como, em 1959, viajou até ao Kansas ou ouvir falar do assassinato brutal de uma família. Este evento trágico seria usado para o seu romance A Sangue Frio. O filme mostra-nos então a forma como Capote investigou o homicídio e se aproximou de um dos assassinos, Perry Smith, condenado à morte.

6 – Jogos de Poder (2007)

Philip Seymour Hoffman als ‘Gust Avrakotos’

Com o filme Jogos de Poder, Philip Seymour Hoffman foi nomeado para um Óscar e para um Globo de Ouro. Neste filme, regressamos aos anos 80 e seguimos a história de Charlie Wilson, um mulherengo que faz parte do congresso norte-americano em representação do Texas e que, mesmo aparentando não ser um grande estratega, faz parte de dois comités de política internacional. Com a ajuda de Gustav Avrakotos – interpretado por Hoffman – a personagem de Charlie estabelece um plano para fornecer armamento à União Soviética.

7 – Dúvida (2008)

Em 2008 chega um novo filme e com ele uma nova nomeação para os Óscares. Desta vez, é Dúvida, um filme onde se junta a Meryl Streep para contar uma história sobre os escândalos de pedofilia que têm atormentada a Igreja Católica nos últimos anos. Após suspeitas e acusações, fica no ar uma dúvida que, mesmo no final do filme, não recebe resposta. Philip Seymour Hoffman interpreta um padre suspeito de abusar sexualmente de um menor. Pela sua interpretação, esteve nomeado para o Óscar de Melhor Ator em Papel Secundário.

8 – Moneyball (2011)

Nomeado para 6 Óscares da Academia, o filme Moneyball conta a história de Billy Beane, diretor-geral da equipa de basebol de Oakland, e a sua tentativa de reunir uma boa equipa de jogadores com um orçamento muito reduzido. Mesmo com a oposição do treinador, interpretado por Philip Seymour Hoffman, Beane conta com a ajuda de um jovem recém-licenciado em economia em Yale e decide desafiar tudo e todos e colocar o seu plano em ação.

9 – O Mestre (2012)

Após regressar do serviço durante a II Guerra Mundial, Freddie Quell tem uma série de esgotamentos nervosos. É desta forma que se cruza com um culto que se dedica a exercícios para clarear emoções e a mente. Ao envolver-se com este grupo, a sua vida muda de forma radical. Neste filme, Philip Seymour Hoffman é o dirigente deste culto secreto. Pela sua interpretação, voltou a estar nomeado para o Óscar de Melhor Ator em Papel Secundário.

10 – Jogos da Fome (2013)

Os Jogos da Fome levam-nos a um futuro distópico onde uma nação brutal governa naquilo que resta dos Estados Unidos da América. Todos os anos, para relembrar aos cidadãos que não se devem erguer contra o governo de Panem, cada distrito (no total são 12) vê um rapaz e uma rapariga serem selecionados para participar nos Jogos da Fome. As crianças são levadas para uma arena para competirem entre si até à morte. Philip Seymour Hoffman entrou nesta saga a partir do segundo filme para interpretar Plutarch Heavensbee, o produtor dos Jogos. O filme Jogos da Fome: A Revolta – Parte 2 foi o último da sua carreira.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *