Home / Cinema /

Pixar: Toy Story chegou aos cinemas há 20 anos

pixar

Pixar: Toy Story chegou aos cinemas há 20 anos

Estamos a 22 de novembro de 1995. Às salas de cinema por todo o mundo chega um filme chamado Toy Story. O trailer e os cartazes apontavam o filme como uma história sobre brinquedos que ganham vida e vivem aventuras quando não está ninguém a olhar para eles. Os bonecos animados, feitos em computador, chamavam a atenção. Porquê? Talvez por serem diferentes, algo que nunca antes tinha sido visto.

A verdade é que Toy Story, a primeira longa-metragem da Pixar, veio provar que era muito mais do que um mero filme sobre brinquedos. Assinalou um marco na história do cinema. Era a primeira longa-metragem alguma vez feita unicamente com efeitos de animação computorizados.

A Pixar Animation Studios estabelece então um precedente na história do cinema: filmes animados através de efeitos de computador. Com profissionais em alta tecnologia de computação gráfica, a Pixar usa um software de renderização padrão – conhecido como RenderMan – que permite gerar imagens fotográficas realistas e a uma qualidade muito alta. É assim que fazem êxitos como Toy Story, À procura de Nemo, Brave – Indomável e Carros.

Hoje, a Pixar faz parte da Disney, desde que foi comprada em 2006 e orgulha-se de ter levado para casa 27 Óscares da Academia, assim como 7 Globos de Ouro e 11 Grammys Awards.

Pixar: os 20 anos que passaram e o que ainda está para vir

Vinte anos depois da estreia do primeiro filme, a Pixar fez um balanço do trabalho das duas últimas décadas. Ao longo deste período foram lançadas 16 longas-metragens e mais de 20 curtas-metragens. Os fãs, que assistiram aos filmes vezes e vezes sem conta, começaram mesmo a formular uma teoria de que a ação de todos os filmes acontece no mesmo universo e que os filmes se relacionam entre si.

Até outubro de 2015, os filmes da Pixar tinham arrecadado cerca de 9.4 mil milhões de dólres por todo o mundo, com uma estimativa média de cerca de 624 milhões de dólares por filme. Entretanto, três filmes da Pixar continuam a estar entre os mais lucrativos de todos os tempos: À procura de Nemo (2003), Toy Story 3 (2010) e Inside Out (2015).

A marcar a celebração dos 20 anos do primeiro filme da Pixar a ser exibido nos cinemas, o editor Kees van Dujkhuizen Jr. Preparou um vídeo que está a correr a Internet e que, em 2 minutos, relembra as histórias e personagens dos filmes da Pixar. Um vídeo curto mas emotivo, cheio de recordações e histórias.

Em 2016, a Pixar vai brindar os seus fãs com À Procura de Dori, a tão aguardada sequela de À Procura de Nemo. Até 2020 passará também pelos cinemas a sequela de Incríveis, – o filme sobre uma família de super-heróis – Toy Story 4 – que mostrará a aventura de Woody para recuperar a sua amada Boo Beep – e ainda Carros 3 – que continuará a história dos carros de corrida que viajam pelo mundo.

Mas como não se faz apenas de sequelas, a Pixar tenciona lançar também em 2017 o filme Coco, baseado no feriado mexicano Día de los Muertos e que acompanhará Miguel, um rapaz que descobre um segredo espiritual que mudará para sempre o seu destino.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *