Home / Documentários /

Conheça o Grande Vencedor da 13.ª edição do Festival PLAY-DOC

play-doc

Conheça o Grande Vencedor da 13.ª edição do Festival PLAY-DOC

A 13.ª edição do Play-Doc Festival Internacional de Cine Documental teve lugar de 22 a 26 de Março de 2017.

O documentário AMA-SAN, a primeira longa-metragem da realizadora portuguesa Cláudia Varejão, foi o Vencedor desta edição. O festival PLAY-DOC acolheu a estreia do filme em Espanha.

O júri desta edição, constituído por: Carmen Gray, Jake Perlin e Philippe Azoury; acentuou o quão difícil foi realizar esta escolha, entre cinco filmes de tão alto nível.

O PLAY-DOC volta em Março de 2018!

AMA-SAN

Um mergulho, a luz do sol do meio-dia atravessa a água a pique. O ar que está nos pulmões terá que chegar até que se consiga arrancar o haliote às rochas do fundo do Oceano Pacifico e finalmente subir para respirar outra vez. Sem o auxílio de botija de ar ou outra ferramenta que potencie a capacidade de permanecer debaixo de água, todo o corpo é convocado a atingir o seu limite. Estes mergulhos são dados no Japão há mais de 2000 anos pelas Ama-San, literalmente, mulheres do mar que na cultura japonesa ocupam um lugar especial, sendo reverenciadas e ao mesmo tempo, incompreendidas.

As Ama-San conquistaram o estatuto de colectoras e cuidadoras, questionando não só o papel da mulher na sociedade oriental como a própria natureza feminina. Este filme acompanha o quotidiano de 3 mulheres de idades distintas que há 30 anos mergulham juntas numa pequena vila piscatória da Península de Shima. Rodado entre o silencioso mundo subaquático e a vida rural no exterior, este olhar resulta num retrato único de uma tradição que se antecipa em extinção. A média de idades das mulheres que hoje ainda mergulham situa-se entre os 50 e os 85 anos.

Contacto: Terratreme Filmes

PLAY-DOC

Play-Doc Festival Internacional de Cine Documental é um festival independente cujos objetivos principais são trazer ao público filmes de difícil acesso, criando oportunidades de diálogo e intercâmbio. O festival oferece uma seleção das últimas tendências em filmes de não-ficção para o público em geral.

Com lugar, anualmente, na cidade de Tui, na Galiza, o PLAY-DOC apresenta uma série de programas competitivos e não competitivos, retrospectivas dedicadas a cineastas aclamados de todo o mundo, bem como seminários e palestras, concertos e exposições.

Através da criação de uma série de Workshops, o festival cria oportunidades do desenvolvimento de novos talentos, explorando novas formas de produção e formação com vista à criação de projetos cinematográficos.

A PLAY-DOC TV é uma plataforma para subscrição, que visa trazer o festival também para o pequeno ecrã, para que possamos usufruir do festival em casa.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *