Home / Cinema Europeu /

Por Aqui Tudo Bem: uma comédia de Mohamed Hamidi sobre dogmas

Por Aqui Tudo Bem: uma comédia de Mohamed Hamidi sobre dogmas

 

Três anos depois do lançamento do filme A Minha Vaca é Uma Estrela, o realizador franco-argelino Mohamed Hamidi regressou com a película Por Aqui Tudo Bem, uma divertida comédia à francesa.

Neste filme que provoca muitas gargalhadas, o ator francês Gilles Lellouche assume o papel de Fred Bartel, um carismático chefe de uma moderna agência de comunicação parisiense que, após ser descoberto pelo seu esquema de fuga ao fisco, é obrigado a mudar as instalações da empresa para um bairro pouco recomendável nos subúrbios de Paris.

Obrigado a contratar trabalhadores da comunidade local, Fred e a sua equipa terão de conseguir viver com práticas menos normais e sobreviver no novo e desafiante ambiente suburbano, até perceberem todos que estão “no mesmo barco”.

Contando com os desempenhos notáveis de Gilles Lellouche, Malik Bentalha e a atriz franco-argelina Sabrina Ouazani, Por Aqui Tudo Bem promete ser o começo de uma aventura dramática, onde todos terão de coabitar e questionar ideias pré-concebidas. Imperdível para quem gosta de filmes cómicos que em simultâneo fazem pensar sobre a realidade.

Sinopse do filme Por Aqui Tudo Bem

Gilles Lellouche é Fred Bartel, o carismático chefe da Happy Few, uma agência ‘trendy’ de comunicação parisiense.

Após o seu esquema de fuga ao fisco ser descoberto é obrigado a mudar as instalações da empresa para La Courneuve, um bairro dos subúrbios de Paris, que é muito pouco recomendável.

É lá que Fred e a sua equipa colocam ao seu serviço o jovem Samy (Malik Bentalha), residente local e quem os vai ensinar as regras e práticas necessárias, para que possam sobreviver ao seu novo ambiente. O choque de culturas será para a equipa do Happy Few e para os habitantes do bairro o começo de uma aventura, onde todos terão de enfrentar e duvidar de dogmas pré-instalados.

Quem é o realizador Mohamed Hamidi?

O realizador e guionista franco-argelino Mohamed Hamidi nasceu no dia 14 de novembro de 1972 em Bondy, Seine-Saint-Denis (França). Entre 1997 e 2008 foi professor na Universidade Paris-XIII em Bobigny. Formado em Gestão Económica, Mohamed Hamidi participou na fundação da associação Alter-Égaux, que ajuda os jovens dos bairros parisienses a encontrarem um rumo positivo nas suas vidas.

Co-fundador do Bondy Blog, Mohamed Hamidi foi também o editor desta magazine cultural online entre 2006 e 2007. A plataforma foi inaugurada em 2005 durante os distúrbios nos subúrbios que abalaram França, sendo um sucesso imediato devido à sua disponibilidade para servir como meio de expressão livre e igualitário dos jovens. Ele colabora frequentemente com Jamel Debbouze, Malik Bentalha, Fatsa Bouyahmed e Abdelkader Sector, sendo ainda diretor artístico do Festival de Humor intitulado Marrakesh of Laughter, que tem sede em Marrocos.

Na carreira como realizador conta com várias obras, como por exemplo os filmes A Minha Vaca é Uma Estrela – La Vache (2016), Por Aqui Tudo Bem – Jusqu’ici tout va bien (2019), estando a preparar um filme sobre futebol feminino, que está programado para ser lançado em 2020.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *