Home / Cinema /

Estes são os recordes dos Óscares que continuam por bater

Estes são os recordes dos Óscares que continuam por bater

by Eduardo Aranha

É no final de fevereiro, quase a entrar em março, que acontece a cerimónia mais importante da Sétima Arte: a entrega dos Óscares. Desde 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas distingue cineastas, equipas de produção e atores com as estatuetas douradas, premiando-os pelo trabalho de excelência que alcançaram.

Até hoje, já tiveram lugar em Hollywood 88 cerimónias de entrega dos Óscares. Em 2017, será a vez de se apresentar a 89.ª cerimónia e, ainda que se espere que sejam muitos os filmes a sair com estatuetas douradas, é demasiado cedo para se fazer previsões. Porém, de uma coisa temos a certeza: com tantos anos de história, os Óscares contam com uma série de recordes que ainda hoje continuam por bater. Será que é na próxima cerimónia que se vai estabelecer novos recordes?

Após pesquisarmos intensivamente a história da Academia, conseguimos elaborar este post e apontar aqueles que são os recordes que continuam por bater. Será que consegue acertar algum deles? Acha que alguém será capaz de fazer história no próximo ano? Estamos interessados em ler a sua opinião nos comentários.

Recordes da História dos Óscares que ainda não foram superados

Os maiores vencedores dos Óscares

lord-of-the-rings

Os filmes Ben Hur (1959), Titanic (1997) e Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei (2003) foram os filmes mais premiados na história da Academia. Cada uma das películas levou para casa onze estatuetas douradas, número que as consagrou como as maiores vencedoras de sempre dos Óscares. Continua por chegar o filme que será capaz de bater tal recorde.

Maior número de nomeações

titanic

Quando se fala em nomeações, os números já conseguem ser ligeiramente diferentes. Existem dois filmes na história da Academia que foram capazes de se igualar no número de nomeações: o filme A Malvada (1950), que acabou por vencer 6 das 14 nomeações, e Titanic (1997) que, como dissemos acima, levou para casa 11 Óscares.

Diretor que recebeu mais Óscares

john-ford

O cineasta americano John Ford recebeu quatro vezes o prémio de Melhor Realizador de cinema. Os filmes que lhe deram tais vitórias foram O Delator (1935), Vinhas da Ira (1940), Como Era Verde Meu Vale (1941) e Depois do Vendaval (1952). Nenhum outro realizador, até hoje, conseguiu levar tantas estatuetas para casa.

Atriz que recebeu mais Óscares

katharine-hepburn

Não é de admirar que surja aqui o nome de Katahrine Hepburn, aquela que é ainda hoje considerada uma musa norte-americana. A atriz estabeleceu o recorde – que está quase a ser batido por Meryl Streep – ao vencer 4 estatuetas pelos filmes: Manhã de Glória (1933), Adivinha Quem Vem Para Jantar (1967), O Leão no Inverno (1968) e Num Lago Dourado (1981).

Ator que recebeu mais Óscares

Daniel Day Lewis seen arriving for the BAFTA Film Awards at the Royal Opera House on Sunday, Feb. 10, 2013, in London. (Photo by Ki Price/Invision/AP)

Entretanto, foi o britânico Daniel Day-Lewis quem ganhou três estatuetas de Melhor Ator, estabelecendo assim o recorde que continua hoje por bater nesta categoria. Os seus filmes de destaque pela Academia foram Meu Pé Esquerdo (1989), Sangue Negro (2008) e Lincoln (2013).

Quem recebeu mais Óscares

walt-disney

Este será um recorde difícil de quebrar: 22 estatuetas. O cineasta americano Walt Disney é o homem que, até hoje, mais Óscares recebeu. Em representação dos estúdios com o seu nome, não é de admirar que Walt Disney tenha recebido tantos Óscares, dada toda a produção por detrás desta companhia cinematográfica que foi pioneira na indústria da animação.

Atores com mais nomeações

jack-nicholson-merylstreep

Entre os atores que receberam mais nomeações contamos com Jack Nicholson, que recebeu 12 nomeações (tendo vencido 3 delas); e Meryl Streep, que já viu o seu nome surgir em 18 categorias e levou também para casa 3 estatuetas.

Vencedora mais jovem

shirley-temple

A atriz Shirley Temple ganhou o seu primeiro Óscar quando tinha apenas 6 anos de idade, em 1934. A categoria em questão era, na época, designada por ‘Juvenile Oscar’ e premiava jovens talentos que se tivessem distinguido no grande ecrã. Infelizmente, esta categoria já não existe.

Vencedor mais velho

christopher-plummer

Aos 82 anos, o ator Christopher Plummer bateu um recorde e surpreendeu toda a Academia ao receber o Óscar de Melhor Ator em Papel Secundário pela sua prestação no filme Beginners (2010). Entretanto, a pessoa mais velha a receber uma nomeação aos Óscares foi Gloria Stuart, aos 87 anos, pelo seu papel no filme Titanic (1997).


   

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *