Home / Cinema /

Qual terá sido o primeiro filme comercializado em VHS?

Qual terá sido o primeiro filme comercializado em VHS?

 

Popular nas últimas décadas do século XX, o VHS (Video Home System) foi o predecessor do DVD (Digital Versatil Disc). O sistema de gravação nasceu já no ano de 1976 e funciona a partir de cassetes de vídeo. Dentro de cada uma delas encontrava-se uma fita que necessitava de ser puxada atrás sempre que o filme terminava e o queríamos voltar a ver. A facilidade com que o sistema era usado, assim como a qualidade dos filmes, fez com que o VHS se tornasse cada vez mais popular.

O que nem todos sabem é que o primeiro filme a ser lançado em VHS não foi produzido em Hollywood. A estreia nas cassetes de vídeo deu-se, na verdade, com um filme sul-coreano, chamado Cheongchun Gyoza (em inglês, The Young Teacher). Lançado em 1972, o filme foi transformado em VHS no ano de 1976, arrecadando a marca de primeira película a ser vendida neste formato.

O filme foi realizado pelo cineasta Ki-duk Kim e pertence ao género drama familiar. No centro do enredo está uma professora que tem a iniciativa de organizar um jogo de voleibol com o objetivo de melhorar o espírito de equipa na escola onde lecciona. Durante a peripécia, a jovem é confrontada com um diretor que se opõe aos seus métodos liberais. Em consequência dois estudantes fogem e a professora acaba por ser despedida.

 

Não sendo um marco do cinema por qualquer outra razão, The Young Teacher marcou o início da era do VHS, com a qual cresceram muitas gerações de cinéfilos. Cada vez menos usado, esta forma de ver cinema em casa foi caindo em desuso graças ao aparecimento de outros formatos e ao crescimento da Internet. No ano de 2008, a Distribution Video Audio (DVA), considerada como a última grande empresa do universo do VHS, anunciou que iria abandonar o nicho de mercado, encerrando um capítulo da história do cinema que ajudou a propagar a 7ª Arte até dentro de casa.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *