Home / Cinema Digital /

Descubra 17 canais do Vimeo que todos os cineastas deviam acompanhar

Descubra 17 canais do Vimeo que todos os cineastas deviam acompanhar

 

Vimeo é uma das maiores plataformas de vídeos que podemos encontrar na Internet – concorrente direto do YouTube – mas que se vinca pelo seu estilo mais artístico e indie. É neste espaço que podemos encontrar alguns trabalhos que não se encontram sequer no YouTube e que lideram a vanguarda das artes dos nossos dias.

A realidade cinematográfica não fica fora deste universo. Como seria de esperar, muitos cineastas procuram integrar-se neste meio de diferentes formas, apresentando os seus trabalhos ao mundo e procurando de reconhecimento artístico e novas oportunidades profissionais. Outros recorrem a catálogos de trabalhos já feitos para encontrarem inspiração para os seus próprios projetos.

Neste post vamos apresentar um conjunto de canais do Vimeo que se demarcam por certas diferenças. Este canais encontram-se sobre a tutela de diferentes profissionais e cada um deles tem sempre um tema específico, para que encontre vídeos que correspondem sempre a um mesmo padrão.

 17 canais do Vimeo que todos os cineastas deviam acompanhar

1 – Vimeo Staff Pics

Um dos canais mais importantes do Vimeo é sem sombra de dúvidas aquele cuja gestão se encontra nas mãos da própria equipa desta plataforma. Na página podemos ler “Nós gostamos mesmo de vídeos, e estes são os vídeos de que realmente, gostamos mesmos”. Os vídeos apresentados neste canal são escolhidos a dedo por seres humanos a sério, com gostos muito precisos, que valorizam o trabalho de cineastas premiados de todo o mundo numa espécie de montra mundial. Uma excelente amostra de trabalhos.

2 – Independent Filmmakers

Gostava de acompanhar o trabalho de realizadores independentes? Então o Vimeo tem o canal perfeito para si. Neste canal pode encontrar um conjunto de filmes independentes ou de amostras de filmes que não se limitam apenas a produções norte-americanas, também a realizadores independentes pelo mundo fora.

3 – World HD

Este é o canal essencial para os fãs de natureza. Gosta, por exemplo, de canais como o Discovery ou National Geographic? O World HD é um equivalente, mas situado no Vimeo. Pode encontrar uma coleção impressionante de imagens épicas do planeta, assim como se deixar deslumbrar por uma viagem sensorial a países e culturas exóticas!

4 – Documentary Film

Obviamente que a Vimeo, especialmente pelo seu conceito alternativo, precisava de reservar um canal a filmes documentais. O Documentary Film assume-se por isso como um canal que se especializa por apresentar os melhores documentários e documentaristas independentes do mundo.

5 – Everything Animated

Precisa de um pouco de animação na sua vida? Literalmente animação? O canal Everything Animated dá um toque de magia e cor ao seu ecrã. Aqui pode encontrar filmes de animação e usufruir de um verdadeiro deleite audiovisual para os seus olhos. Tudo o que precisa de fazer é sentar-se calmamente, relaxar e aproveitar os efeitos.

6 – NiceType

Ora bem, este é um canal muito diferente do habitual, mas isso não significa que não seja interessante e não absorva a nossa atenção. Como o próprio nome indica, NiceType significa Boa Tipografia e apresentar fontes tipográficas e as peculiaridades à medida que letras e elementos tipográficos se envolvem numa dança ao som de música.

7 – Inspirational

O Inspirational é ideal para filmmakers e designers que precisam de uma fonte de inspiração para fazer filmes, trabalhos de design ou qualquer outro projeto criativo. Agregando uma série de trabalhos visuais, poderá usufruir de muito mais do que um momento de entretenimento.

8 – Slo-mo & Timelapse

Não há dúvida de que um bom filme não precisa de ser longo ou de obedecer às regras tradicionais do cinema. Quem disse que um vídeo não podia captar a nossa atenção se passasse a um ritmo lento… ou acelerado? Aqui pode encontrar os mais variados filmes usando técnicas de slow motion e timelapse.

 

9 – Purely Motion Graphics

E do slow-motion passamos para o Motion Graphic. Neste canal não faltarão exemplos, e bons exemplos de vídeos impressionantes de Motion Graphic. Deixe-se inspirar pelos vídeos deste canal.

10 – Demo Reels

O Vimeo dedica ainda um espaço bastante importante a um outro género de filmes: demo reels de profissionais de todo o mundo. Não importa de onde for, tudo o que importa é que haja talento. Os membros da Vimeo com os melhores trabalhos de demo reel contam com um espaço neste canal.

11 – Wine After Coffee

Aprecia um pouco de vinho depois de café? Bem, este é o canal indicado para si. Mesmo que não seja um canal sobre enologia ou café, os vídeos aqui publicados são capazes de produzir um efeito semelhante que estas bebidas. Os vídeos de animação aqui presentes são assinados por alguns dos maiores realizadores do momento.

12 – iPhone Cinema

Uma vez que vivemos na era do mobile, todos sabemos que um iPhone é capaz de captar imagens tão boas (ou ainda mais) que certas máquinas de filmar profissionais. Por essa razão, o canal iPhone Cinema apresenta alguns dos melhores filmes em Alta Qualidade gravados com iPhone.

13 – Soundworks

Não é só a imagem que conta no mundo do cinema. Como muitos bons realizadores sabem, o som é também uma componente muito importante do filme. Não apenas a banda sonora, mas também os sons que marcam cada cena e que são capazes de contar a sua história por si só, sem necessitarem sequer de imagens. O canal Soundworks explora essa mesma componente do cinema.

14 – Booooooom

Intrigado com o nome? Bem, não há nenhuma explicação profunda a fazer: os vídeos que encontra neste canal serão capazes de fazer explodir a sua mente tal é a genialidade. Tenha acesso a uma seleção diário dos melhores vídeos de animação, vídeos de música e até mesmo curtas metragens. Além do mais, qualquer cineasta pode submeter o seu trabalho.

15 – Motiongrapher

O canal Motiongrapher existe no Vimeo desde 2006 e, tal como o nome indica, especializa-se no género Motiongrapher: vídeos digitais que conseguem criar a ilusão de que está a acontecer movimento quando, na verdade, não está. Este género emergente demarca-se pela sua novidade e o canal é um dos melhores espaços da Internet a compilar este tipo de trabalhos.

16 – Ceiga

O canal Ceiga apresenta uma excelente compilação de vídeos de computação gráfica e efeitos visuais. Este é um espaço completamente inovador que junta os melhores vídeos de computorização gráfica e efeitos visuais.

17 – Ladies With Lenses

Este é um canal inteiramente feminino: Ladies with Lenses. Como o próprio nome indica, os trabalhos aqui publicados refletem a magia e beleza de mulheres cineastas por todo o mundo, mostrando-nos como é a realidade através da lente das suas câmaras.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *