Chegada do Trem em Petropólis foi o 1.º filme brasileiro
Ao falarmos de cinema no Brasil somos confrontados com algumas incertezas que provavelmente ficarão por explicar. Ao que consta, o primeiro filme brasileiro terá sido gravado pelo italiano Affonso Segretto, em junho de 1898, quando chegava ao Brasil a bordo de um navio proveniente da Europa. O filme, muito simples, teria como título Vista da Baía da Guanabara. A questão é que tal película nunca foi exibida em público e hoje há apenas registos vagos de que existiu, e não certezas absolutas.
Assim, vários especialistas cinematográficos consideram que o filme Chegada do Trem em Petropólis (1897) foi de facto o primeiro filme brasileiro, exibido publicamente com um conjunto de outros filmes, como Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara e Bailado de Crianças no Colégio, no Andaraí.
Quem fez o 1.º filme brasileiro?
Realizado por Vittorio Di Maio, Chegada do Trem em Petrópolis é como quase todos os filmes realizados nesta época: uma curta-metragem e foca-se num movimento mundano, neste caso na chegada de um comboio a uma estação do município de Petropólis (Brasil). Na verdade, tal ideia já tinha sido executada pelos irmãos Lumiére, dos quais o realizador Vittorio Di Maio terá quase de certeza retirado a ideia. Pode ver A Chegada de um Comboio a Ciotat aqui.
Ao longo dos anos, a autenticidade do filme foi discutida várias vezes. Seria realmente uma filmagem brasileira? A estação era mesmo a estação de Petropólis? Alguns especialistas acreditavam que se tratava de uma filmagem estrangeira a fingir ser a estação de Petropólis para atrair o público brasileiro. Todavia, após a realização de estudos comparativos de iconografia brasileira e estrangeira foram esclarecidas todas as dúvidas, atestando assim o Chegada do Trem em Petropólis como o primeiro filme brasileiro.
Infelizmente, o filme não se encontra disponível na Internet e, dessa forma, não o podemos apresentar neste post.
Olá, gostaria de saber se esse filme encontra-se disponível em alguma instituição, como o Arquivo Nacional ou alguma biblioteca.
Obrigada
Olá, Tamie! Infelizmente, acredita-se que já não exista nenhuma cópia deste filme. Tudo o que nos chega até hoje sobre A Chegada do Trem em Petropólis é derivado de registos da época.
Oficialmente, o primeiro filme é o Ancoradouro de Pescadores na Baía de Guanabara, de 1897, com produção e direção de Cunha Salles (José Roberto da Cunha Salles). Retrata a Baía de Guanabara no ano de 1897 e sua existência é confirmada nos anúncios feitos no jornal Gazeta de Petrópolis nas edições dos dias 1° e 6 de maio de 1897. Desta película, existem apenas 24 fotogramas no acervo do Arquivo Nacional do Rio de Janeiro.
Olá, meu nome é Luiz e falo em nome do Projeto Mukashi no Anime. A verdade é que este filmete não é brasileiro e não foi provado a sua origem ou quem o gravou, Jorve .J.V. Capellaro e Paulo Roberto Ferreira tentam defender este e os outros três como sendo Brasileiros, mas nada foi provado. Não existem evidências dos filmetes ou se existiram de fato, são filmes estrangeiros com os títulos em português, isso é obvio. O único registro que temos é do Dr. Cunha Sales, mas não é mencionada em anúncio