Home / Documentários /

11th Hour: Leonardo DiCaprio dá a voz pelo ambiente

11th Hour: Leonardo DiCaprio dá a voz pelo ambiente

 

The 11th Hour (em português, A 11ª Hora) é um documentário que explora o movimento ecológico, conhecido por ambientalismo. O movimento – que inclui assuntos como ética ambiental, biodiversidade e responsabilidade social – procura preservar e restaurar o ambiente ao promover comportamentos verdes e estimular novas formas de pensar.

O documentário é uma visão global sobre o que aconteceu nas últimas décadas e mostra aquilo que irá ocorrer se a humanidade continuar a tomar decisões tendo em consideração apenas aspetos económicos. Falamos, por exemplo, de fenómenos como o aumento das temperaturas, a subida do nível médio das águas do mar ou consequências para as colheitas mundiais.

O documentário deixa claro que a questão diz respeito a todos nós. Ao falar de uma economia global, The 11th Hour estabelece pontes entre países, reforçando a ideia de que tudo está ligado. Um acontecimento do outro lado do mundo pode ser ter consequências diretas ou indiretas na nossa própria cidade ou país.

A juntar a isto, há ainda que mencionar a questão da responsabilidade para com as futuras gerações e para indivíduos de todos os quadrantes. The 11th Hour reúne, por isso, 50 especialistas, de políticos e ambientalistas e outras figuras de renome. Entre eles, destaque para Mikhail Gorbatchev, o físico Stephen Hawking, ou Wangari Maathai, a primeira mulher africana a receber o prémio Nobel da Paz.

The 11th Hour: O desafio ambiental de Leonardo DiCaprio

Leonardo DiCaprio é o produtor e a voz por detrás do documentário. Ao longo deste trabalho, o ator lida com assuntos como a desflorestação, o aquecimento global ou extinção de espécies. O objetivo principal é mostrar a realidade de um futuro próximo, deixando o alerta para aquilo que acontecerá se continuarmos neste ritmo de crescimento insustentável. Como se de um relógio se tratasse, The 11th Hour lembra-nos de que o tempo está a passar.

O documentário foi realizado em 2007 e o seu sucesso deve-se em grande parte ao discurso cru, seguido das respostas práticas para problemas que já nos afetam ou que nos afetarão muito em breve. A ideia passa também por mudar consciências, começando em escolas primárias e acabando em universidades de negócios. De acordo com o The 11th Hour é possível continuar o crescimento tecnológico, optando por uma via sustentável que não ponha em causa o ambiente.

 

A associação com Leonardo DiCaprio é outro fator a destacar, já que foi o suficiente para que se criasse um burburinho nos media e despertasse a curiosidade das pessoas. O sucesso foi tal que, em março de 2008, o documentário foi distinguido com o Earthwatch Environmental Film Award. Segundo os críticos, a maior conquista do The 11th Hour não está na forma como apresentam ameaças catastróficas, mas nos conselhos deixados de como as prevenir.

“Felizmente para a audiência, The 11 Hour não é um documentário desprovido de esperança. Os responsáveis pelo filme deixaram a parte mais emocionante para o fim, quando perguntam aquilo que pode ser feito sobre os problemas. Especialistas salientam que existem já tecnologias e projetos que figuram soluções atingíveis”, disse Kevin Crust, crítico de cinema do Los Angeles Times.

O papel de Leonardo DiCaprio como ativista

Como há pouco dissemos, a colaboração com Leonardo DiCaprio foi um aspeto importante para o sucesso do documentário. O ator não é só famoso pelas muitas nomeações para os Óscares, como também pelo ativismo político e ambiental. Nas suas próprias palavras, “o aquecimento global não é só o desafio numero 1 que enfrentamos hoje, mas também o assunto mais importante com o qual a humanidade já se debateu”.

É sabido que os filmes do ator conquistam milhões de fãs em todo o mundo. Com o trabalho realizado em The 11th Hour, DiCaprio espera criar um impacto positivo no mundo, contribuindo para uma maior consciencialização.

The 11th Hour não é o primeiro projecto “verde” em que o ambientalista esteve envolvido. Leonardo Di Caprio foi também o anfitrião nas celebrações de 2000 do Earth Day, e é um membro dos quadros do World Wildlife Fund, do Natural Resources Defense Council e do International Fund for Animal Welfare.

O ator também criou também o Leonardo DiCaprio Fund para apoiar causas ambientais. O trabalho como ambientalista valeu-lhe o reconhecimento por várias organizações e grupos ecológicos.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *