Home / Atores /

10 atores estrangeiros que entraram em filmes de Manoel de Oliveira

atores estrangeiros

10 atores estrangeiros que entraram em filmes de Manoel de Oliveira

Manoel de Oliveira é um nome que ficará na história do cinema português e do mundo. Além de ser lembrado como o cineasta mais velho do cinema, tendo morrido com 106 anos em abril de 2015, é conhecido pela sua mestria na realização de filmes, tendo atraído até si inúmeras personalidades do cinema.

Ao longo da sua carreira, Manoel de Oliveira teve a oportunidade de convidar dezenas de atores estrangeiros para protagonizar os seus filmes. Entre esta ilustre galeria de figuras encontram-se nomes como John Malkovich, Catherine Deneuve ou Michel Piccoli.

Neste post, de forma a prestar um tributo a Manoel de Oliveira, decidimos olhar para alguns dos seus filmes mais célebres e apontar atores estrangeiros que os protagonizaram.

10 atores estrangeiros que entraram em filmes de Manoel de Oliveira

Catherine Deneuve

catherine_deneuve

A atriz e modelo francesa colaborou mais do que uma vez com o realizador Manoel de Oliveira. Entre os trabalhos que fez com o cineasta português contam-se os filmes Vou para casa, Um filme falado e O convento.

Claudia Cardinale

claudia-cardinale

Foi em 2012 que a atriz italiana Claudia Cardinale se juntou ao realizador portuense para fazer um dos seus últimos trabalhos: O Gelo e a Sombra.

Marcello Mastroianni

marcelo-mastroianni

O já falecido ator Marcello Mastroianni, um nome de peso no cinema italiano, colaborou com Manoel de Oliveira em 1996 para fazer aquele que foi o seu último filme: Viagem ao princípio do mundo.

Jeanne Moreau

jeanne-moreau

A atriz e cantora francesa Jeanne Moreau, tal como Claudia Cardinale, colaborou com Manoel de Oliveira no filme O Gelo e a Sombra, de 2012.

Michel Piccoli

michel-piccoli

O ator francês Michel Piccoli era um fã de Manoel de Oliveira e trabalhou com o realizador português em inúmeras ocasiões. Podemos vê-lo nos seguintes filmes realizados pelo português: Belle toujours (2006), Vou para casa (2001) e Party (1996)

John Malkovich

john-malkovich

O norte-americano John Malkovich trabalhou com Manoel de Oliveira por duas ocasiões. O primeiro filme em que participou com o português foi O convento, de 1995, onde contracenou com Catherine Deneuve. Em 2003, Malkovich participou ainda em Um filme falado.

Irene Pappás

irene-papas

A famosa atriz e cantora grega, Irene Pappás, colaborou também com Manoel de Oliveira por duas vezes: em 2003 entrou em Um filme falado, depois de já ter participado em Party, lançado em 1996.

Stefania Sandrelli

stefania_sandrelli

A italiana Stefania Sandelli também uniu esforços com Manoel de Oliveira, em 2003, em Um filme falado, onde chegou a contracenar com Irene Pappás e Catherine Deneuve.

Chiara Mastroianni

chiara-mastroianni

A atriz francesa Chiara Mastroianni, filha de Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni, também quis provar o seu talento a Manoel de Oliveira. Assim, em 1999, protagoniza o filme A carta.

Antoine Chappey

antoine-chappey

Quem também fez parte do filme A carta foi o ator francês Antoine Chappey, que colaborou apenas uma vez com o realizador português.

Pilar López de Ayala

pilar-lopez-de-ayala

Encerramos a lista com o nome de Pilar López de Avala, atriz que deu vida a Angélica no filme O Estranho Caso de Angélica de 2010.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *