Home / Atores /

10 atores estrangeiros que entraram em filmes de Manoel de Oliveira

atores estrangeiros

10 atores estrangeiros que entraram em filmes de Manoel de Oliveira

Mídia Kit Blog Mundo de Cinema
 

Manoel de Oliveira é um nome que ficará na história do cinema português e do mundo. Além de ser lembrado como o cineasta mais velho do cinema, tendo morrido com 106 anos em abril de 2015, é conhecido pela sua mestria na realização de filmes, tendo atraído até si inúmeras personalidades do cinema.

Ao longo da sua carreira, Manoel de Oliveira teve a oportunidade de convidar dezenas de atores estrangeiros para protagonizar os seus filmes. Entre esta ilustre galeria de figuras encontram-se nomes como John Malkovich, Catherine Deneuve ou Michel Piccoli.

Neste post, de forma a prestar um tributo a Manoel de Oliveira, decidimos olhar para alguns dos seus filmes mais célebres e apontar atores estrangeiros que os protagonizaram.

10 atores estrangeiros que entraram em filmes de Manoel de Oliveira

Catherine Deneuve

catherine_deneuve

A atriz e modelo francesa colaborou mais do que uma vez com o realizador Manoel de Oliveira. Entre os trabalhos que fez com o cineasta português contam-se os filmes Vou para casa, Um filme falado e O convento.

Claudia Cardinale

claudia-cardinale

Foi em 2012 que a atriz italiana Claudia Cardinale se juntou ao realizador portuense para fazer um dos seus últimos trabalhos: O Gelo e a Sombra.

Marcello Mastroianni

marcelo-mastroianni

O já falecido ator Marcello Mastroianni, um nome de peso no cinema italiano, colaborou com Manoel de Oliveira em 1996 para fazer aquele que foi o seu último filme: Viagem ao princípio do mundo.

Jeanne Moreau

jeanne-moreau

A atriz e cantora francesa Jeanne Moreau, tal como Claudia Cardinale, colaborou com Manoel de Oliveira no filme O Gelo e a Sombra, de 2012.

Michel Piccoli

michel-piccoli

O ator francês Michel Piccoli era um fã de Manoel de Oliveira e trabalhou com o realizador português em inúmeras ocasiões. Podemos vê-lo nos seguintes filmes realizados pelo português: Belle toujours (2006), Vou para casa (2001) e Party (1996)

 

John Malkovich

john-malkovich

O norte-americano John Malkovich trabalhou com Manoel de Oliveira por duas ocasiões. O primeiro filme em que participou com o português foi O convento, de 1995, onde contracenou com Catherine Deneuve. Em 2003, Malkovich participou ainda em Um filme falado.

Irene Pappás

irene-papas

A famosa atriz e cantora grega, Irene Pappás, colaborou também com Manoel de Oliveira por duas vezes: em 2003 entrou em Um filme falado, depois de já ter participado em Party, lançado em 1996.

Stefania Sandrelli

stefania_sandrelli

A italiana Stefania Sandelli também uniu esforços com Manoel de Oliveira, em 2003, em Um filme falado, onde chegou a contracenar com Irene Pappás e Catherine Deneuve.

Chiara Mastroianni

chiara-mastroianni

A atriz francesa Chiara Mastroianni, filha de Catherine Deneuve e Marcello Mastroianni, também quis provar o seu talento a Manoel de Oliveira. Assim, em 1999, protagoniza o filme A carta.

Antoine Chappey

antoine-chappey

Quem também fez parte do filme A carta foi o ator francês Antoine Chappey, que colaborou apenas uma vez com o realizador português.

Pilar López de Ayala

pilar-lopez-de-ayala

Encerramos a lista com o nome de Pilar López de Avala, atriz que deu vida a Angélica no filme O Estranho Caso de Angélica de 2010.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *