Home / Cinema /

5 filmes notáveis sobre a vida de grandes cientistas

cientistas

5 filmes notáveis sobre a vida de grandes cientistas

Mídia Kit Blog Mundo de Cinema
 

O mundo do cinema procura constantemente histórias que ainda não tenham sido contadas. Apesar dos filmes de ação e terror garantirem quase sempre fãs nas primeiras filas, a maior parte dos enredos dessas películas é baseado em pura ficção. Todavia, o cinema não é feito só de ficção. Inúmeros estúdios têm investido na produção de histórias que partem para além da ação, ficção e fantasia. Estamos a falar da vida real.

Pessoas que existiram e levaram vidas extraordinárias merecem ter o seu momento de glória no grande ecrã. As audiências gostam de ver este tipo de histórias e enchem facilmente as salas de cinema. Assim, faz todo o sentido que nos últimos anos tenham sido vários os estúdios a pegar na vida de grandes cientistas e a honrar os seus feitos.

Basta olharmos para a cerimónia dos Óscares 2014, na qual dois filmes deste género estiveram em grande destaque. A Teoria de Tudo, que conta a história de Stephen Hawking, recebeu o Óscar de Melhor Ator Principal pela incrível prestação de Eddie Redmayne. Entretanto, O Jogo da Imitação, um filme biográfico sobre Alan Turing ( interpretado por Benedict Cumberbatch), recebeu o Óscar de Melhor Argumento Adaptado.

Para celebrar o cinema e nomes importantes do universo da ciência e investigação, elaboramos uma lista com 5 filmes biográficos sobre cientistas.

5 filmes sobre grandes cientistas e investigadores

O Jogo da Imitação (2014)

jogodaimitacao

Alan Turing é o génio que, sem que soubéssemos, ajudou a pôr fim à Segunda Guerra Mundial. Matemático brilhante, o personagem interpretado por Benedict Cumberbatch trabalhou para Inglaterra como especialista da computação e descodificação de mensagens, criando o projeto Enigma. Ao interpretar os códigos das Forças do Eixo, impediu que os Aliados antecipassem movimentos e assim pudessem prevenir-se contra inúmeros ataques. Ao todo, estima-se que Turing tenha encurtado a guerra em dois anos.

A história da vida do cientista deu origem a The Immitation Game (O Jogo da Imitação), onde acompanhamos o florescimento do seu trabalho, assim como todos os entraves que lhe foram colocados. Do elenco do filme faz também parte a esposa, Keira Knightley, uma mulher brilhante com uma habilidade inata para resolver quebra-cabeças. Depois das aventuras do projeto Enigma, o filme termina numa homenagem a Turing e um apelo à igualdade. Apesar do contributo para a história, o cientista foi condenado por ser homossexual e morreu pouco tempo depois.

A Teoria de Tudo (2014)

teoriadetudo

O lado mais humano da mente mais brilhante da atualidade deu origem a um livro publicado pela ex-mulher e amiga, Jane Hawking, mais tarde adaptado num filme realizado por James Marsh. A Teoria de Tudo distingue-se pelas interpretações brilhantes de Eddie Redmayne (Stephen) e  de Felicity Jones (Jane), capazes de criar uma química apaixonante que seguramente não será esquecida pela história do cinema.

Tudo começa quando o cosmólogo está na universidade, altura em que formula uma teoria revolucionária sobre o universo. Ao mesmo tempo, começa a paixão por Jane e surgem os primeiros sinais da esclerose lateral amiotrófica, doença que o acompanhará para a vida e que o deixa cada vez mais debilitado. Apesar das dificuldades físicas, Hawking mantém uma agilidade mental equiparável e procura vencer cada obstáculo.

 

Uma Mente Brilhante (2001)

umamentebrilhante

Josh Nash, o matemático que foi laureado com o Prémio Nobel da Economia em 1994, é a personagem principal do filme Uma Mente Brilhante. Com uma carreira marcada por investigações em diversas áreas de estudo relacionadas com a economia, Josh Nash e a sua mente contribuíram sobretudo para grandes descobertas relacionadas com a teoria dos jogos.

O filme, que contou com a realização de Ron Howard, apresenta a biografia de Josh Nash e a sua luta constante contra a esquizofrenia, a sua paixão pelos números e o esforço para combinar a doença com a genialidade. O filme foi galardoado com 4 Óscares, nomeadamente o de Melhor Filme e Melhor Realizador. Recentemente, o filme voltou a ser relembrado, na sequência do acidente rodoviário que matou Josh Nash, em Nova Iorque, em Maio de 2015.

Giordano Bruno (1973)

giordanobruno

Como houve também grandes nomes a contribuir para a ciência ainda antes dos tempos modernos, o cinema honrou cientistas como Giordano Bruno. Na altura em que viveu, ou seja, no século XVI, este filósofo, poeta e cientista lutou constantemente contra a Igreja Católica em defesa dos valores e descobertas que defendia e acreditava.

Natural da cidade italiana de Nápoles, a história de Giordano Bruno toca-nos principalmente porque foi injustiçado. Após percorrer toda a Europa para propagar a verdade sobre a teoria do heliocentrismo – que argumenta que o sistema planetário revolve em redor do Sol – Giordano Bruno foi preso pela Inquisição e condenado à fogueira. O tempo veio provar a veracidade da sua descoberta e demonstrar o que pode acontecer a uma mente demasiado aberta para a sociedade onde se insere.

Ágora (ou Alexandria, 2009)

AGORA

Ágora é um filme de Alejandro Amenábar que nos leva de volta à Antiguidade Clássica. No tempo de romanos e egípcios, a obra cinematográfica relata a história de Hipátia, uma filósofa que se tornou mentora na Escola de Alexandria durante o século IV. Enquanto ensinava astronomia e matemática, Hipátia apaixona-se por um escravo que era também seu pupilo. Com o desenrolar da narrativa, é confrontada com questões como o papel da mulher e enfrenta as consequências da insubordinação.

Num contexto mais amplo, o filme retrata também a ascensão do cristianismo, opondo-o ao politeísmo em decadência. Há também menções à religião judaica e o filme está repleto de tradições. Entretanto, Hipátia acaba por ser acusada de bruxaria e passa do papel importante como professora a criminosa, condenada pelo governador cristão.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
AdobeStock
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *