Home / História do Cinema /

Os melhores filmes de comboios da história do cinema

comboios

Os melhores filmes de comboios da história do cinema

A Sétima Arte está de tal forma pontuada com elementos históricos que por vezes alguns deles acabam por nos cair no esquecimento. Filmes que vimos  quando éramos crianças, que já vimos recentemente mas que afinal esquecemos ou que são de tal forma memoráveis que é sempre bom rever certas cenas e momentos. Se está preparado para uma viagem à história do cinema, entre então a bordo deste comboio especial.

Sim, comboio. Ao longo dos próximos parágrafos partimos a todo o vapor numa viagem ferroviária ao longo de alguns dos filmes mais memoráveis de sempre e onde comboios assumiram um papel de destaque para o desenrolar da história. Trata-se de um artigo menos usual mas incrivelmente interessante pela sua temática menos convencional.

Preparado para esta viagem? Todos a bordo!

10 comboios que marcaram a história do cinema

Some Like It Hot (1958)

somelikeithot

Quando dois músicos à procura de uma carreira de sucesso (interpretados por Tony Curtis e Jack Lemmon), testemunham um massacre em massa, os dois disfarçam-se de mulheres e formam uma banda feminina liderada por “Sugar Kane” (Marilyn Monroe). A bordo de um comboio, o grupo parte numa viagem humorística e musical enquanto os dois homens fazem de tudo para ganhar o afecto da encantadora Sugar.

Harry Potter (2001)

hogwarts

O Hogwarts Express é um dos comboios mais mágicos da cinema, já que é nesta locomotiva escarlate que Harry Potter e os estudantes de Hogwarts viajam para chegar à escola de feitiçaria. Ainda hoje o Hogwarts Express continua a estar nos corações dos fãs que passam por Londres, mais precisamente pela estação de King’s Cross, na esperança de verem o comboio e a plataforma 9 e três quartos.

The Polar Express (2004)

polar_express

Pela altura do Natal, e quando o frio começa a apertar, não há melhor comboio do que o The Polar Express, que parte para o Pólo Norte e dá a todas as crianças uma caneca de bom chocolate quente. Este comboio mágico, que encontramos no filme de animação The Polar Express, faz um percurso completamente surpreendente através de túneis gelados, lagos e montanhas escarpadas. Tudo para ver o Pai Natal!

The Great Train Robbery (1903)

trainrobbery

O filme The Great Train Robbery tem 12 minutos de duração e é hoje recordado como o primeiro filme de acção da história do cinema. Na altura em que saiu, o filme provou ser pioneiro por implementar técnicas inovadoras de filmagem e por se passar maioritariamente num comboio onde é feito um assalto. Tentar perceber como é que um filme de acção se pode suceder em pouco mais de dez minutos é questão fantástico como o comboio onde tudo aconteceu.

Mission: Impossible (1996)

mission

No primeiro filme de Missão: Impossível, Ethan Hunt (interpretado por Tom Cruise)  parte numa jornada para tentar perceber quem, dentro da CIA, o está a usar como bode expiatório para os assassinatos dos colegas da sua equipa. Repleto de aventura e acção, este filme conta com uma cena a bordo de um comboio onde o vilão sobre para o telhado do veículo na esperança de saltar para um helicóptero.

Murder on the Orient Express (1974)

murder

Trata-se de um dos policiais de Agatha Christie mais célebres de que há história . Neste filme, um crime é cometido a bordo do Expresso do Oriente e o detective Hercule Poirot é convidado para resolver o caso. Numa das carruagens do comboio, um empresário norte-americano foi encontrado morto e ninguém parece saber quem é o culpado… até que Poirot reúne todas as provas e tece conclusões chocantes.

Transsiberian (2008)

transsiberian

Numa viagem da China para Moscovo um casal norte-americano, interpretado por Roy (Woody Harrelson) e Jessie (Emily Mortimer) encontra uma série de perigosos e estranhos passageiros. Nesta longa viagem, acontece assassinato enquanto tudo é envolto numa aura de suspense e mistério que avança ao ritmo do comboio.

From Russia with Love (1963)

fromrussiawithlove

Quem olhar para este título talvez não reconheça à primeira que se trata de um filme do espião mais conhecido de sempre: James Bond. Neste filme, em que a personagem é interpretada por Sean Connery, o espião é enviado à Turquia para resolver um caso. O filme de acção depois dá várias voltas e reviravoltas que colocam James Bond a bordo de um comboio cheio de assassinato, chantagem e ação.

Dumbo (1941)

dumbo

Neste filme de animação de 1941, adorado por miúdos e graúdos, é concedido um certo ênfase a  comboios. É no comboio do circo que o elefante Dumbo vive com a sua mãe até ao dia em que são separados. Magoado pela separação, Dumbo é ridicularizado e atacado, mas após se esforçar consegue triunfar e conseguir o que tanto quer:  uma carruagem no comboio para dividir com a sua mãe.

Back to the Future Part 3 (1990)

timetrain

Na última parte da série Back to the Future, encontramos tudo o que há de melhor em filmes: perigo, velocidade e magia. É neste filme que vamos um comboio de alta velocidade a explodir enquanto descarrila por um penhasco abaixo… e em que vemos uma locomotiva a vapor transformar-se num comboio mágico e flutuante que viaja no tempo.


Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *