Home / Atores /

10 atores que se submeteram a dietas estranhas para certos papéis

dietas

10 atores que se submeteram a dietas estranhas para certos papéis

Existem muitos critérios a determinar o que faz de um artista um bom ator. Muitos acreditarão que é uma mera questão de representação, nomeadamente como melhor se passam as falas do guião para a realidade. Outros, no entanto, acreditam que a qualidade do ator se mede pelo seu empenho à personagem em questão.

A verdade é que muitos são os papéis que requerem um esforço extra por parte do ator. Que tipo de esforço? Temos, por exemplo, o próprio físico de uma personagem. As características físicas de certas personagens nem sempre podem ser atribuídas através de uma boa maquilhagem ou de efeitos especiais. Em certos casos, os realizadores – e os próprios atores –  insistem que o artista espelhe em carne e osso, sem qualquer efeito, aquilo que as personagens exigem que eles sejam.

Mesmo que isso significa ganhar alguns quilos a mais… ou perder uns quantos! Na história do cinema, já foram muitos os atores a submeterem-se a dietas concretas e a rotinas de exercício físico para ficarem em forma… ou perderem a sua forma. Ao longo dos próximos parágrafos revelamos alguns dos truques usados por 15 célebres atores que tiveram de manipular o seu peso para “caber” no papel que lhes tinha sido atribuído.

10 atores que se submeteram a dietas estranhas para certos papéis

Gerard Butler

O ator Gerard Butler submeteu-se a um regime de exercício físico intensivo antes de gravar o filme 300.  O treino diário do ator escocês, que se prolongou por algumas semanas, incluía séries de 50 flexões, 50 saltos de mais de meio metro e 50 levantamentos de 60 quilos.  Não foi de certeza fácil, mas a interpretação foi bastante aplaudida.

Zac Efron

Zac Efron, que interpretará o papel de Matt Brody no remake do clássico Marés Vivas, a estrear em 2017, também se submeteu a um longo processo para se preparar para o papel de nadador salvador. Efron deixou de comer açúcares, baseando a sua alimentação em proteínas, vegetais e ervas orgânicas. A dieta era ainda reforçada com exercício físico.

Chris Hemsworth

O ator Chris Hemsworth tornou-se conhecido nos últimos anos por interpretar o papel de Thor, o super herói que usa um pesado martelo como arma de defesa. De forma a preparar-se para as filmagens, e transparecer legitimidade às cenas em que segura um martelo mais leve, Chris começou a fazer exercícios físicos com um verdadeiro martelo, semelhante ao usado pela sua personagem.

Chris Evans

Continuando nos super heróis, passamos a falar de Chris Evans que dá vida ao Capitão América. De forma a alcançar o corpo ideal para a personagem, a alimentação de Evans passou a incluir duas gramas de proteínas por cada quilo de massa muscular. Suplementos alimentares, para ganhar massa muscular, foram também acrescentados à sua rotina alimentar.

Hafthór Björnsson

Não é por mero acaso que Hafthór Björnsson é hoje conhecido como o “homem mais forte do mundo”. Famoso por dar vida à personagem de Gregor Clegante (também conhecida como A Montanha) em A Guerra dos Tronos, o ator começa o seu dia por comer oito ovos ao pequeno almoço e levanta 450 quilos todos os dias.

Henry Cavill

Ainda na onda dos super-heróis, falamos de Henry Cavill. O homem conhecida por vestir o fato do Superman teve também de se preparar fisicamente para o papel. O ator ganhou nove quilos de massa muscular para se tornar no Super-Homem através de exercícios de força e resistência.

Brad Pitt

Todos sabiam que interpretar um herói como Aquiles nunca seria fácil. Ainda assim, Brad Pitt provou – através de muita dedicação e empenho – que era capaz de vestir a pele do herói troiano. A sua preparação exigiu, por isso, uma série de exercícios físicos com espadas para adquirir mais destreza.

Matt Damon

O ator Matt Damon – que dá vida a Jason Bourne na saga de filmes Bourne – também teve de prestar atenção à sua condição física. Assim, para conseguir aguentar as 4 horas de treino diário, decidiu fazer algumas mudanças na sua dieta que começavam logo por três ovos cozidos com amêndoas ao pequeno almoço.

Matthew McConaughey

Matthew McConaughey é bem conhecido por adaptar o seu corpo para diferentes papéis. Depois de ter surgido extremamente magro no filme Dallas Buyers Club – interpretação que lhe valeu um Óscar – o ator engordou 11 quilos para o filme Gold. Enquanto a dieta para o primeiro filme exigiu que bebesse Coca Cola Light, claras de ovos e um pedaço de frango por dia, a dieta para Gold consistiu basicamente em comer pizza, cheeseburguers, batidos e cerveja.

Liam Neeson

Para o filme de Martin Scorsese Silêncio, onde representa um frade jesuíta português, o ator Liam Neeson perdeu cerca de 10 quilos. Este peso, que gerou mesmo alguma polémica, transmite no entanto a sensação de fraqueza e privação a que a personagem é submetida na história.

Anne Hathaway

Muito aplaudida pela sua incrível interpretação de Fantine no musical Les Miserables, Anne  Hathaway perdeu também cerca de 12 quilos. Os quatro primeiro quilos perdeu-os três semanas antes do início das filmagens.

Hillary Swank

No filme de 1999 Boys Don’t Cry, a atriz Hillary Swank reduziu a sua gordura corporal para 7%. Em preparação para o papel,  viveu ainda quase um mês inteiro como um homem, chegando mesmo em enfaixar o seu peito para melhor representar a personagem real de Brandon Teen, um homem transsexual assassinado nos EUA.

George Clooney

O ícone de Hollywood, e eterna galã, submeteu-se também a uma dieta para ganhar peso. De forma a preparar-se para o filme Syriana, que chegou aos cinemas em 2004, Clooney baseou a sua alimentação em massas e hidratos de carbono. Assim, conseguiu engordar cerca de 16 quilos.

Renee Zellweger

Quem se submeteu também a uma dieta rigorosa para ganhar peso foi a atriz Renee Zellweger que, por três vezes, interpretou a personagem de Bridget Jones: a eterna solteirona. Para o primeiro filme a atriz ganhou cerca de 14 quilos, peso esse que perdeu após a produção do filme mas que voltou a ganhar para fazer a sequela. O terceiro filme, que estreou em 2016, já não exigiu este encargo da atriz.

Jared Leto

Encerramos o post com Jared Leto. O ator que vimos recentemente surgir no ecrã como Joker, no filme Esquadrão Suicida, conseguiu na verdade o impensável: engordou cerca de 30 quilos para vestir a pele de Mark Chapman, o fã que assassinou o cantor John Lennon. O ator revelou, no entanto, que após o filme passou a sofrer da doença Gota e jurou que nunca mais voltaria a ganhar tanto peso para um filme.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *