Home / Festivais de Cinema /

Um guia pelos festivais de cinema brasileiro da atualidade

festivais de cinema brasileiro

Um guia pelos festivais de cinema brasileiro da atualidade

Neste segundo artigo sobre Festivais de Cinema da atualidade falamos sobre festivais brasileiros, um país de excelente produção cinematográfica e também muito profícuo.

As mostras e festivais são normalmente a porta de entrada de uma obra audiovisual, para além de serem os principais canais de difusão de obras de novos realizadores, de curtas-metragens e de produções nacionais e estrangeiras não exibidas em circuito comercial.

Também o estímulo à exibição cinematográfica e a possibilidade de levar o cinema e a produção audiovisual até ao público nas cidades mais distantes dos grandes centros são objetivos dos responsáveis de mostras e festivais.

De destacar o papel da ANCINE – Agência Nacional do Cinema no estímulo à difusão da produção audiovisual.

Neste artigo procuramos ainda mostrar a diversidade existente no panorama dos festivais brasileiros, que nos parece muito interessante. Para mais informação sobre este tema recomendamos a consulta do excelente guia de festivais da Kinoforum.

Festivais de cinema brasileiro: o que ver e onde

O É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, é um festival de referência a nível mundial para os cineastas que se dedicam ao cinema documental. O É Tudo Verdade tem lugar no mês de abril, em São Paulo. O estado do documentário é forte. A vitalidade estética do cinema do real jamais foi tão consensual. Nunca tantos o assistiram, debateram, produziram. O reposicionamento da produção documental na cena cultural contemporânea é um fato incontornável.

O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival exibe em novembro trabalhos finalizados em suportes digitais. O Curta Cinema é um Festival que qualifica os vencedores para indicação ao Óscar da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA.

O Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum é um dos maiores e mais tradicionais eventos dedicados ao formato de curta-metragem no mundo. O Curta Kinoforum tem lugar em agosto, sendo realizado desde 1990 na cidade de São Paulo. É portanto um marco na agenda cultural da cidade devido à sua programação ampla e diversificada, que é exibida gratuitamente em diversas salas de cinema e centros culturais na cidade.

O Curta 8 – Festival Internacional de Cinema Super 8 é o único festival do género na América do Sul. O Curta 8 tem o objetivo de fomentar a produção, exibição e premiação de filmes realizados em película Super-8, de modo a preservar a memória cinematográfica produzida neste meio no Brasil e no mundo. Tem lugar anualmente, em outubro, em Curitiba.

O Fantaspoa – Festival Internacional de Cinema Fantástico de Porto Alegre é o maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de género fantástico da América Latina, exibindo filmes de fantasia, ficção-científica, horror e thriller. O Fantaspoa ocorre anualmente em maio, desde 2005, na cidade de Porto Alegre.

Criado em 1991 o Festival do Minuto destaca-se pela sua visão democrática. Recebe produções realizadas em qualquer tipo de equipamento que produza imagens em movimento: câmaras de vídeo, câmaras de telemóvel, câmaras de fotografia digital, animações digitais, etc. Desde 2007 o Festival do Minuto é permanente e online, lançando temas e premiando os melhores vídeos todos os meses.

O Animaldiçoados – Festival Internacional de Animação de Horror é um festival internacional destinado exclusivamente à exibição e premiação de animações de horror, terror, suspense e outros temas amaldiçoados dedicados ao público adulto. O Animaldiçoados tem lugar em setembro, no Rio de Janeiro, São Paulo e Belém.

O Festival de Cinema de Gramado destaca-se pela preocupação de divulgar e estimular a cultura cinematográfica em todo o Brasil. A trajetória do Festival de Cinema de Gramado acompanhou todas as fases do cinema brasileiro e faz, desde 1992, um panorama da produção ibero-americana. Tem lugar em agosto e é o maior festival de cinema ininterrupto do Brasil.

Em maio a cidade do Recife transforma-se no palco do cinema. No CINE PE – Festival do Audiovisual são exibidos os melhores filmes brasileiros e internacionais e estão presentes a classe audiovisual constituída por cineastas que fizeram nome no cinema brasileiro, assim como jovens realizadores, produtores, atores e atrizes. O CINE PE é um festival de cinema de grande apelo popular.

O Festival de Vitória – Vitória Cine Vídeo é o festival oficial de cinema de Espírito Santo. Acontece anualmente em setembro, promovendo e incentivando a produção, formação e a difusão audiovisuais. O Vitória Cine Vídeo exibe a produção atual de curtas e médias metragens brasileiras, sendo referência na exibição e premiação de animações.

Confira também o nosso artigo sobre Festivais de Cinema em Portugal e também a página onde fazemos uma lista de Festivais de Cinema.

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *