Home / Cinema /

Já começou a sua coleção de filmes 3D?

Já começou a sua coleção de filmes 3D?

 

A popularidade dos filmes 3D é mais do que evidente. Desde que o filme Avatar, de James Cameron, estreou nos cinemas em 2009 o universo do cinema tem-se reformulado e foram vários os realizadores a fazer uso da tecnologia. As salas de cinema contam, habitualmente, com pelo menos um filme 3D em exibição sempre que lá vamos. Porém, pretendemos neste post responder a uma pergunta que tem sido feita vezes sem conta na Internet: como ver filmes 3D a partir de casa?

De forma a respondermos a esta pergunta, temos de falar obrigatoriamente do blu-ray. Os mais entendidos do universo do cinema sabem que o blu-ray é a tecnologia utilizada para ler DVDs em alta qualidade. Estes DVDs recebem este nome pela cor do raio laser utilizada no momento de gravar o conteúdo no disco: um raio azul. É este mesmo raio que consegue comprimir, no disco, uma grande quantidade de informação, garantindo assim que a imagem tem todas as bases para ser de alta qualidade.

Para ver filmes em Blu-ray, precisa ainda de um leitor próprio. Hoje, felizmente, o preço dos leitores Blu-ray é já muito próximo do preço dos leitores de DVD.

Mas onde entra o 3D nisto tudo? Seja paciente porque já lá vamos chegar! Antes de mais, sabia que o efeito de 3D é na verdade provocado pelos nossos olhos, que detetam a profundida da imagem?

Tudo acontece da seguinte forma: assim que o filme é terminado no estúdio, as imagens passam por um tratamento chamado polarização. As frames do filme são divididas em duas partes para que uma delas seja lida pelo olho esquerdo e a outra pelo olho direito. Para perceber isto, experimente tirar os óculos 3D na sala de cinema durante um minuto. Algo se passa com a imagem, não é verdade?

Volte a colocar os óculos 3D. A imagem está de novo a três dimensões. Isto acontece porque os óculos têm uma espécie de filtro que capta só uma das imagens de cada vez. Desta forma, as imagens destinadas a cada olho são recebidas por cada um deles. O cérebro capta as imagens ao mesmo tempo e garante a sensação de profundidade.

 

Graças à tecnologia Blu-ray é possível gravar num disco filmes com imagem em alta qualidade (um requisito obrigatório para o 3D funcionar) e preparados com o efeito 3D.

Assim é possível ver, a partir da sua televisão em casa, qualquer filme em três dimensões e iniciar a sua coleção de filmes 3D. É nesse sentido que terminamos o post enumerando algumas lojas onde pode comprar filmes 3D e leitores Blu-Ray.

Lista de lojas para comprar filmes 3D

Para encontrar filmes 3D, recomendamos que dê uma vista de olhos pela seguinte lista de lojas online:

Assim que receber o seu equipamento em casa e, com ele, os seus filmes 3D, recomendamos que faça as pipocas, coloque os óculos e se deixe submergir pelas sensações incríveis do cinema a três dimensões.

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • WALTER CARNEIRO
    26 October, 2017

    Tenho mais de 40 filmes Blu-ray 3D, todos de ação que é o formato adequado a essa mídia, junto com mais de 200 blu-rays de filmes e Shows, mais de 250 DVDs de vários tipos com uma coleção de mais de 450 CDs. Tudo isso com um H.T. 6.1 com excelente equipamento assessório (receiver DENON 3805 vintage). Fiquei triste a abatido ao constatar que não fabricam mais TVs com o recurso 3. Em todo mundo somente a LG Brasil e USA ainda tem em seus estoques TVs OLEDs (65″ a 77″) com recurso 3D à venda.

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *