Home / Clássicos do Cinema /

Conheça agora 5 filmes de suspense melhores que os livros

Conheça agora 5 filmes de suspense melhores que os livros

Há um consenso tácito de que, quase sempre, o livro é melhor do que o filme inspirado nele. Indo contra esta maré, circulam pela rede várias listas de “filmes melhores que os livros”. Nada de muito novo.

Mas, pensando nisso, fiz uma lista de 5 filmes de suspense melhores que os livros. Baseada em quê? Na opinião de críticos literários (ok, e alguma coisa de “ouvi dizer”).

Suspense está na moda, tanto em livros quanto em filmes (ou livros que viram filmes).

Por exemplo, “A garota do trem”, “Caixa de pássaros”, “It – A Coisa” e os lendários livros da Rainha do Crime, Agatha Christie, que vêm ganhando versões (ou novas versões) para o cinema e seriados, como “Assassinato no Expresso do Oriente” e “Os crimes ABC”, respectivamente.

Então, vamos lá? Pegue a pipoca, o cobertor, apague as luzes (para ser bem clichê) e se prepare para sentir medo:

1 – Psicose (1960)

“Marion Crane rouba a firma em que trabalha e foge para recomeçar sua vida. Uma tempestade a faz parar num hotel de beira de estrada, onde é recebida pelo estranho, porém afável, Norman Bates, que cuida do lugar. Quando Marion desaparece, sua irmã e o amante decidem investigar.”

(Créditos: Filmow)

2 – O Iluminado (1980)

“Durante o inverno, um homem, é contratado para ficar como vigia em um hotel no Colorado, e vai para lá com a mulher e seu filho. Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso, ao mesmo tempo que seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.”

(Créditos: Filmow)

3 – Louca Obsessão (1990)

(Créditos: Filmow)

“Paul Sheldon (James Caan) é um escritor famoso que sofre um acidente de carro, sendo socorrido por uma enfermeira (Kathy Bates) que se autodenomina sua fã número um. Ela o leva para sua casa e passa a cuidá-lo. Mas, ao ler os originais do novo livro do escritor, descobre que sua personagem predileta será morta, fazendo com que sua personalidade doentia se revele. Sem poder se locomover, Sheldon se vê à mercê das loucuras da ‘fã’.”

4 – O Silêncio dos Inocentes (1991)

“Clarice Starling (Jodie Foster), agente novata do FBI, procura por um assassino que ataca mulheres jovens e depois retira suas peles. Para construir o perfil psicológico deste psicopata, recorre à ajuda de um assassino preso que agia de forma semelhante. É o dr. Hannibal Lecter (Anthony Hopkins), um psiquiatra canibal. Lecter, de fato, pode ajudar na investigação, mas quer em troca um local mais confortável para ficar preso. E quer também se aproximar da durona Clarice, para que ela fale de seus traumas e revele seu lado vulnerável.”

(Créditos: Filmow)

5 – Jumanji (1994)

“Dois garotos apavorados enterram um baú e, cem anos depois, o filho de um empresário descobre que dentro dele há um jogo chamado Jumanji. Quando começa a jogar com uma amiga, ele logo é penalizado a ficar na floresta até que alguém tire cinco ou oito. Como na jogada seguinte ela é atacada por morcegos, em virtude de seu posicionamento no tabuleiro, o jogo é interrompido e ele imediatamente fica preso dentro de Jumanji. Mas, vinte e seis anos depois, duas crianças começam a jogar e uma acaba libertando-o. Porém, a única forma de deixar tudo como antes é terminar a partida, mas para isto é preciso achar a participante da partida de 1969. Juntos eles enfrentam perigos, que surgem a cada jogada, e enquanto o jogo se desenrola a cidade se transforma em um caos, pois animais selvagens, plantas assassinas e até um caçador de pessoas saem do tabuleiro e vão permanecer enquanto o jogo não findar.”

(Créditos: Filmow)

Espero que, caso você tenha coragem, assista a estes filmes! E também leia os livros, afinal não haveria os filmes se não tivessem antes sido escritos os livros, ainda que de uma forma tão incrível.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *