Home / Cinema Digital /

Filmin: esta plataforma de streaming é o paraíso do cinema indie

Filmin: esta plataforma de streaming é o paraíso do cinema indie

 

Já conhece a Filmin? Muito à semelhança do Netflix, esta plataforma portuguesa de vídeo on demand online distingue-se pelo seu catálogo ligeiramente diferente segmentado com filmes de autor e do género indie. Disponível em versões em Espanha e no México, esta plataforma nasceu de uma iniciativa de colaboração e diálogo entre os operadores cinematográficos portugueses: distribuidores, produtores, críticos, festivais e instituições culturais nacionais e internacionais.

O público a quem se dirige a Filmin é muito vasto. Basicamente, todos os amantes de cinema podem encontrar nesta plataforma películas que se encaixem com o seu gosto. Do catálogo fazem parte filmes contemporâneos, tal como clássicos, documentários e grandes estreias cinematográficas. E, à semelhança do que se sucede com o Netflix, esta plataforma pode ser usada em smartphones e tablets.

Prepare-se já: o catálogo da Filmin não se compara em nada com o catálogo da Netflix: nem em dimensão, nem em tipo de conteúdo. O essencial do catálogo da Filmin são as produções independentes, mas os fãs de cinema vão também ter acesso a filmes como O Comboio das 3 e 10 e Persepólis, assim como alguns tesouros do cinema português como a trilogia portuguesa As Mil e Uma Noites, de Miguel Gomes e Cartas de Guerra, de Ivo M. Ferreira.

O catálogo da Filmin encontra-se dividido em catorze categorias de cinema, algumas delas dedicadas à música: Film-in-Music (com concertos aos vivo) e Música Clássica. Poderá ainda encontrar uma selecção de filmes LGBTI, de Filmes e Livros, de Filmes do Século XXI e da Loucura e Poder, entre muitas outras.

 

Quem quiser ter acesso a esta nova plataforma de cinema nacional tem de pagar uma mensalidade fixa de 6,95 euros, que pode ser paga com cartão de crédito ou através de PayPal. A subscrição (que tem renovação automática) poderá ser cancelada em qualquer momento, tal como na Netflix, na área da conta de utilizador. Quando aluga um filme, o utilizador tem 72 horas para o ver a partir do momento em que clica em ‘Play’.

Além desta modalidade de pagamento, a Filmin também conta com uma plataforma de aluguer de filmes. Para aceder a esta colecção, basta ir à secção ‘Premier’ onde, por 3,95 euros, será possível aceder a uma selecção de filmes.

Esta plataforma mostra ainda os filmes que estarão disponíveis em breve no catálogo, assim como as respectivas datas de estreia. A ideia, de acordo com os fundadores do site, não é apostar na quantidade, mas sim na qualidade: “O número de filmes vai crescendo constantemente, embora a nossa ideia é a de oferecer um número limitado de títulos de reconhecido valor: filmes premiados, prestigiados e que certamente não te vão deixar indiferente”.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *