Home / Cinema /

Halloween: 10 filmes para ver ou rever no Dia das Bruxas

Halloween

Halloween: 10 filmes para ver ou rever no Dia das Bruxas

by Goreti Teixeira

Com o aproximar do fim do mês de outubro, começa a pairar no ar o espírito do Halloween. Nos Estados Unidos e no Reino Unido, vêem-se abóboras surgir em janelas e portas, pessoas mascaradas de bruxas e monstros e crianças a sair à rua com cestinhos e uma pergunta bem característica: “Trick or Treat?”.

Embora esta seja uma tradição tipicamente inglesa, a verdade é que nas últimas décadas o Dia das Bruxas – como é mais conhecido em Portugal e no Brasil – se tem vindo a tornar bastante popular. Por norma, as pessoas mascaram-se com um fato aterrador e saem para a rua para se divertir na noite do dia 31 de outubro.

No blog Mundo de Cinema, decidimos que seria interessante fazer um post dedicado ao Dia das Bruxas, mais precisamente a filmes que celebrem esta data. Assim, sem nada mais a dizer, apresentamos uma lista de filmes para ver e rever no Halloween.

O Silêncio dos Inocentes

Este não é um filme para pessoas com estômago sensível. A jovem agente do FBI Clarice Starling recebe como missão encontrar uma mulher desaparecida que foi feita refém por um serial killer conhecido por retirar a pele às suas vítimas. De forma a tentar perceber melhor o criminoso com quem está a lidar, Clarice procura a ajuda de outro psicopata, Hannibal Lecter, que costumava trabalhar como psiquiatra. Porém, para conseguir a ajuda de Hannibal e respostas, Clarice tem de arriscar a sua própria vida e obter a confiança do criminoso.

Night Before Christmas

Este é o filme perfeito para ver tanto no Halloween como no Natal porque, através do toque sombrio de Tim Burton, mistura as duas festas numa só. E se o Halloween encontrasse o Natal? Jack Skellington, o rei da Cidade de Halloween, está entediado: todos os anos a festa do Halloween é sempre a mesma. Um dia, por mero acaso, descobre a Cidade do Natal. Fascinado com o que aí encontra, tenta aplicar o conceito à sua cidade. No entanto, os fantasmas, vampiros e criaturas da Cidade do Halloween têm alguma dificuldade em entendê-lo.

Dracula de Bram Stoker

Baseado no clássico da literatura de Bram Stoker, o filme Drácula conta-nos a história de um jovem advogado que recebe um trabalho numa pequena e sombria vila europeia. Porém, é capturado e feito refém pelo vampire Drácula, que viaja para Londres pouco depois, ao ver a fotografia da noiva do advogado: Mina. É em Londres que inicia um reinado de sedução e terror, aproximando-se de Mina perigosamente.

O Exorcista

Uma atriz que passa de visita em Washington, D.C., repara nas mudanças dramáticas e perigosas no comportamento da sua filha de 12 anos. Entretanto, um jovem padre próximo da Universidade de Georgetown começa a duvidar da sua fé enquanto lida com a doença terminal da sua mãe. E, sem adiantar muito mais da história do filme, um padre mais velho e debilitado, decide que está na hora de fazer um pequeno espetáculo com um velho e demoníaco inimigo.

Halloween – O regresso do Mal

O ano é 1963, na noite de Hallowen. A polícia é chamada ao número 43 da avenida Lampkin para descobrir que a jovem Judith Myers, com apenas 15 anos, foi esfaqueada até à morte pelo seu irmão mais novo Michael, que tem apenas 6 anos. Após ser internado durante 15 anos, Myers acaba por fugir do hospício, precisamente na véspera da noite de Hallowen. Dr. Loomis, o psiquiatra que acompanha o perturbado e jovem Michael, teme que o seu paciente volte a cometer atos criminosos… e não está longe da verdade.

Hocus Pocus

Após 300 anos, as três irmãs Sanderson regressam à vida depois de terem sido executadas, em plena Idade Média, por praticarem magia negra. No entanto, graças a um feitiço feito antes de morrerem e a um pequeno acidente de Max, o novo adolescente na cidade, as irmãos voltam á vida na noite de Halloween. Para conseguirem viver para além daquela noite, precisam de pôr em prática um novo plano. Mas vão ter adversários à altura para impedir que sejam bem-sucedidas. Uma comédia sombria para ver com os mais pequenos.

As Bruxas de Eastwick

Alex Medgord, Jane Spofford e Sukie Ridgemont: três amigas divorciadas e sexualmente reprimidas, mudança para uma casa na vila de Eastwick. Após lamentarem a falta de homens adequados na povoação, e descreverem as qualidades que apreciam num homem, surge a misteriosa figura de Daryl Van Horne e o seu igualmente estranho mordemo, Fidel. A pouco e pouco, Daryl consegue seduzir cada uma das três amigas… até que as três percebem que têm poderes e começam a utilizá-los contra Daryl.

Entrevista com o Vampiro

Não passou sequer um ano desde que Louis, proprietário de uma plantação, perdeu a sua esposa durante o parto. Infelizmente, tanto a sua esposa como filho morrerem e ele luta consigo mesmo para encontrar uma razão para viver. É assim que se cruza com um vampiro chamado Lestat que, ao simpatizar com Louis, lhe oferece uma hipótese de se tornar uma criatura da noite tal como ele. Ao aceitar esta oferta, Louis deve agora aprender a ser um vampiro ao longo do filme. Mas será que vai conseguir?

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

A maldição de um cavaleiro sem-cabeça é o legado da pequena cidade de Sleepy Hollow. Vigiada por Ichabod Crane e os seus modos futuristas de lidar com a realidade, somos levados para uma história de assassinatos, segredos, e terror. Enquanto Ichabod tenta encontrar o misterioso assassino que anda a cortar a cabeça às suas vítimas, torcemos para que também ele não se deixe apanhar por este cavaleiro lendário.

Pesadelo em Elm Street

Não há cinema de terror sem o filme A Nightmare on Elm Street (O Pesadelo de Elm Street) e o vilão icónico capaz de inspirar pesadelos até mesmo entre os mais adultos. A história tem lugar em Springwood, uma localidade fictícia nos EUA onde vivem vários adolescentes. Apesar de muito diferentes, todos têm algo em comum: à noite sofrem dos mesmos pesadelos, sempre atormentados por Freddy Krueger, um psicopata assassino de crianças. Ao chegar aos cinemas, o filme de Wes Craven conseguiu atingir os 25 milhões de dólares nos Estados Unidos e tornou-se num ícone dentro do género de terror.

   

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *