Home / Cinema Digital /

10 vídeo jogos que te deixam entrar dentro da história dos filmes

jogos

10 vídeo jogos que te deixam entrar dentro da história dos filmes

O mundo de cinema desencadeou já um vasto universo de merchandising. Quando pensamos em produtos relacionados com filmes o nosso pensamento vai automaticamente para posters de filmes, t-shirtscanecas com imagens do filme e ainda action figures que replicam algumas das personagens principais da história.

No entanto, quantos de nós gostariam de mergulhar mais fundo na história dos filmes, sentir de perto a adrenalina que as personagens sentem quando percorrem as suas jornadas rumo à vitória? Na verdade, há muitas pessoas a procurar entrar nestas realidades fictícias através de jogos virtuais que simulam a acção.

Os últimos anos têm mostrado que o cinema e os jogos se inspiram mutuamente e, embora a relação nem sempre agrade os críticos, surgem por vezes adaptações capazes de complementar o filme da melhor forma. Em certos momentos, os jogos conseguem mesmo expandir o universo que vemos nos filmes, introduzindo novas histórias e transpondo para as nossas mãos toda a ação que sentimos no cinema.

10 vídeo jogos que o fazem sentir dentro de um filme

1 – 007: GoldenEye

Quem não gostaria de vestir o fato de 007? Em 1997, dois anos depois do lançamento do filme, foi lançado o jogo de GoldenEye. Inicialmente pensado como um on rails shooter, o estúdio depressa abandonou a ideia em favor do movimento livre que outros FPS da época apresentavam. Para além do modo single-player, GoldenEye oferecia ainda um modo multiplayer onde até quatro jogadores podiam competir em combates estilo deathmatch.

2 – Knights of the Old Republic

Prestes a lançar-se para o gaming, a Bioware teve de tomar uma decisão: escolher entre um jogo inspirado em Attack of the Clones, ou uma história original passada 4000 anos antes das prequelas. A empresa escolheu a segunda opção e assim nasceu Knights of the Old Republic, um RPG com uma história original que explora um novo período da história do universo Star Wars. O sucesso valeu-lhe uma sequela, Knights of the Old Republic 2 – The Sith Lords.

3 – Aladin

Depois do sucesso do jogo Castle of Illusion na Mega Drive, a Disney decidiu juntar-se novamente à Sega para levar o seu novo filme às consolas. Inspirado em Prince of Persia, Aladdin recebeu também uma adaptação produzida pela Capcom e lançada para a Super Nintendo no mesmo ano. No entanto, a versão da Mega Drive é superior uma vez que para além da animação feita pela equipa original, inclui ainda algumas da músicas originais do filme.

4  – Harry Potter

Com sete livros e oito filmes, a série Harry Potter tem muito material que pode ser aproveitado para criar bons jogos. Dos oito jogos lançados, Order of the Phoenix é aquele que mais liberdade deu ao jogador. Sendo o primeiro jogo da série na geração passada, Order of the Phoenix permite explorar todo o castelo de Hogwarts até ao mais recôndito canto. Um jogo que superou as expectativas dos fãs.

5 – Mad Max

Depois de anunciado em 2008, Mad Max andou perdido durante vários anos. Originalmente pensado como um tie-in de um filme de animação que não chegou a ser produzido, Mad Max foi anunciado em 2013 com lançamento previsto para o ano seguinte. Independente de qualquer um dos filmes da série, é um jogo que se foca no combate de veículos e na personalização dos mesmos.

6 – O Homem-Aranha 2

A sequela abriu portas a um gameplay menos linear, onde o jogador pode escolher entre seguir a história principal ou explorar a cidade balouçando de teia em teia em busca de missões secundárias. Para além da liberdade de exploração, Spider-Man 2 conta ainda com as vozes do elenco do filme e muitos outros personagens da banda-desenhada.

7 – Alien: Isolation

A série Alien já teve várias adaptações, mas foram precisos 35 anos para que uma adaptação conseguisse capturar a essência e o terror que o filme original ofereceu. A ambientação claustrofóbica, o medo criado pela criatura que persegue Amanda ao longo do jogo e o regresso de vários membros do elenco original de Alien dão a Isolation um merecido lugar de destaque nesta já vasta série.

8 – O Senhor dos Anéis: O Regresso do Rei

A trilogia O Senhor dos Anéis de Peter Jackson foi um marco na história do cinema, e embora o primeiro filme não tenha recebido uma adaptação, depressa a Electronic Arts percebeu o potencial dos filmes lançando o primeiro jogo perto do lançamento de As Duas Torres. Com três histórias diferentes, vários personagens jogáveis e um excelente modo co-op, Lord of the Rings: the Return of the King consegue capturar toda a grandiosidade do filme de Peter Jackson dando ao jogador a possibilidade de viver o universo de Tolkien e as aventuras que aí o esperam.

9 – Ghostbusters

Nem sempre os jogos são adaptações diretas dos filmes, por vezes são spin-offs que mais vale esquecer que existem, outras vezes são tão bons que os próprios criadores querem que estes façam parte da cronologia oficial do franchise. Felizmente Ghostbusters encaixa no segundo caso. Vinte anos depois de Ghostbuster II e com grande parte do elenco e equipa originais envolvidos no projecto, Ghostbusters conseguiu honrar a memória dos filmes fazendo com que Dan Akroyd, criador da série, afirma-se que este jogo é essencialmente o terceiro filme.

10 – Toy Story

Durante mais de uma década a Disney e a Pixar viram os seus maiores êxitos de bilheteira chegar às consolas. Toy Story 2 é um dos melhores exemplos destas adaptações. Seguindo a história do filme, Buzz Lightyear to the rescue coloca-nos na pele de Buzz enquanto este tenta salvar Woody. O visual colorido e vibrante, os cenários habitados por brinquedos, o gameplay simples e divertido e as diferentes missões e puzzles espalhados pelos diferentes níveis tornam este jogo uma excelente adaptação do filme.

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • 22 fevereiro, 2017

    Para os fãs do cinema, nada melhor que jogar os games com os seus personagens favoritos, e reviver algumas cenas. Excelente!

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *