Home / Cinema /

10 filmes para ver (ou rever) na época de Natal

10 filmes para ver (ou rever) na época de Natal

 

Sempre que chegamos a dezembro, o frio parece trazer consigo as luzes de Natal nas ruas, assim como as árvores, as músicas natalícias no rádio e toda a conversa sobre jantares de Natal com família e amigos. Entretanto, enquanto uns pensam no peru e outros nas prendas, há sempre alguém pronto a pensar no serão, aquele momento em que a família se costuma juntar a ver um filme de Natal.

Se é esse o seu caso, continue a ler este post. Nos próximos parágrafos é sobre o Natal que falamos e do Natal que se faz no cinema. Elaboramos uma lista de filmes que recuperam bem o espírito natalício. Não importa qual a ocasião em que quer ver o filme: sozinho ou com a família, ao ver um destes filmes vai sentir de imediato que o Natal está mesmo à porta.

Eis então a nossa seleção de 10 filmes para ver no Natal.

10 filmes para ver (ou rever) neste Natal

Elf

Esta é a história sobre um elfo particularmente grande que trabalha para o Pai Natal no Pólo Norte. Quando era bebé, Buddy vivia num orfanato e caiu acidentalmente no saco do Pai Natal. Ao lado do Pai Natal e dos elfos que trabalham para si, Buddy cresce até ao dia em que recebe autorização para visitar Nova Iorque à procura do seu pai verdadeiro. O resultado é uma aventura extraordinária e cómica, sobre um elfo perdido entre as maravilhas de Nova Iorque e que, ao longo das suas ações, presta uma lição de moral ao seu pai.

Grinch

No interior de um floco de neve existe uma terra mágica chamada Whoville. Neste lugar, habitado pelos Whos, todos os habitantes vivem de forma entusiasta para as celebrações anuais do Natal. Todos, exceto Grinch, a criatura que vive no topo da colina. Mais do que odiar o Natal, Grinch faz de tudo para arruinar esta festa e roubar todas as prendas e decorações preparadas pelos habitantes de Whoville. Mas tudo muda quando uma criança, Cindy Lou Who, se recusa a ver apenas maldade em Grinch e procura tornar-se sua amiga.

O amor acontece

Este é um clássico de natal. Por muito que se questione a história ou a qualidade da representação, a verdade é que este filme continua a ser exibido todos os anos e a conseguir audiência. Com uma galeria de personagens, que se interligam entre si ao longo da história, acompanhamos várias histórias de amor, tendo sempre como pano de fundo o contexto natalício. Uma das personagens, interpretada por Lúcia Moniz, chega mesmo a levar os espectadores (e Colin Firth) a Lisboa à procura do amor.

Sozinho em casa

Miúdos e graúdos continuam a apreciar este filme e a soltar gargalhadas sempre que o veem. Em Sozinho Em Casa, a família McCallister parte de férias para Paris, França e só quando está dentro do avião percebe que se esqueceram de alguma coisa, mais precisamente de Kevin, o membro mais novo da família. Sozinho em casa, Kevin diverte-se enquanto se delicia com pizza, salta na cama dos pais e faz tudo aquilo que não poderia fazer se estivesse acompanhado… Mas percebe então que dois assaltantes, Harry e Marv, se preparam para assaltar a sua casa na véspera de Natal. Para evitar que tal aconteça, Kevin age de forma rápida, preparando a sua casa contra os assaltantes.

The Nightmare Before Christmas

Este é o filme perfeito para ver tanto no Halloween como no Natal porque, através do toque sombrio de Tim Burton, mistura as duas festas numa só. E se o Halloween encontrasse o Natal? Jack Skellington, o rei da Cidade de Halloween, está entediado: todos os anos a festa do Halloween é sempre a mesma. Um dia, por mero acaso, descobre a Cidade do Natal. Fascinado com o que aí encontra, tenta aplicar o conceito à sua cidade. No entanto, os fantasmas, vampiros e criaturas da Cidade do Halloween têm alguma dificuldade em entendê-lo.

 

The Family Stone

A família Stone junta-se para para celebrar o Natal. Nesse ano, um dos seus filhos leva consigo a sua namorada conservadora que a família ainda não teve a oportunidade de conhecer. Mais do que apresentar a namorada, Everett tenciona pedi-la em casamento. No entanto, ao ser recebida de forma hostil pelos muitos irmãos de Everett, Meredith telefona à sua irmã para que se junte, o mais rapidamente possível, à família Stone. Aquela que deveria ser uma solução para o problema acaba, ironicamente, por desencadear uma nova avanlache de problemas familiares.

Polar Express

Esta é uma história de um rapaz que, na véspera de Natal, se recusa a acreditar que o Pai Natal existe, consciente de que são os pais a colocar os presentes debaixo da árvore de Natal. No entanto, durante a noite, sobe a bordo do Polar Express – um comboio mágico, que serve chocolate quente e viaja rumo ao Polo Norte – para conhecer o Pai Natal e ver com os seus próprios olhos que ele existe. A viagem, mais do útil para conhecer o Pai Natal, ajuda-o a conhecer-se a si mesmo e às maravilhas que a vida tem para oferecer.

Batman Returns

Após ter derrotado o Joker, Batman prepara-se agora para encarar Penguin – um homem deformado e maldoso, que tenciona ser aceite na sociedade de Gotham e tomar as rédeas do poder. Tendo como fundo a cidade de Gotham no contexto natalício, Penguin alia-se a Max Schreck, um empresário corrupto e juntos tentam expor Batman como o verdadeiro vilão desta história. Neste filme, somos também introduzidos a Selina Kyle, mais conhecida entre os fãs como Catwoman – uma personagem misteriosa que tem a mesma perturbação psicológica que Batman. No filme, acompanhamos Batman na sua Aventura para limpar o seu nome e salvar o Natal.

Edward Scissorhands

Num castelo situado bem no topo de uma montanha vive a criação de um grande inventor: Edward, uma criação quase completa. Infelizmente, o criador de Edward morreu antes de terminar as suas mãos. Em vez de mãos normais, Edward tem longas tesouras no lugar dos dedos. Apesar de ter vivido sozinho durante muito tempo, uma velha senhora acaba por descobri-lo e convida-o para se mudar para sua casa. Inicialmente, toda a comunidade parece aceitá-lo. Porém, as coisas começam a correr mal a partir de certo ponto.

Os Fantasmas de Scrooge

Já varias adaptações cinematográficas foram feitas ao Conto de Natal de Charles Dickens. No entanto, a adaptação feita em 2009 merece a nossa atenção. Com um trabalho incrível de vozes, que contou com a participação de Jim Carrey, Gary Oldman e Colin Firth, é nos (re)contada a história do velho e avarento Scrooge que, pela sua falta de bondade para com aqueles que necessitam de si, é visitado por três fantasmas: o Fantasma do Natal Passado, o Fantasma do Natal Presente e o Fantasma do Natal que Está para Vir. O filme de animação promete juntar miúdos e graúdos, para uma lição de humildade com final feliz.

 

Partilhar este artigo

Comentários

  • 28 December, 2015

    Ótima lista! Realmente filmes fantásticos.

    • Eduardo Aranha
      Eduardo Aranha
      28 December, 2015

      Olá Ricardo Paraiso! Espero que tenha gostado da nossa seleção. Obrigado pelo comentário!

  • 31 December, 2016

    Muito bom, já vi todos!! 🙂

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *