Home / Cinema /

Descubra o primeiro filme de 10 realizadores emblemáticos

Descubra o primeiro filme de 10 realizadores emblemáticos

 

Antes da fama todos têm de começar por algum lado, mesmo que no início não seja fácil encontrar o sucesso. Para os realizadores de cinema, esta não foi uma realidade muito diferente. Muito antes de lançarem os filmes que definiram as suas carreiras, grandes nomes como James Cameron, Alfred Hitchcock e Quentin Tarantino assinaram filmes que hoje não são tão lembrados pelos fãs.

Numa tentativa de homenagear alguns dos nossos realizadores favoritos, viajamos ao passado para investigar quais foram os primeiros filmes de 10 grandes realizadores do cinema.

O primeiro filme de 10 realizadores emblemáticos

James Cameron

James Cameron é recordado pelo grande êxito Titanic e, mais recentemente, por Avatar. Porém, a sua carreira começou com piranhas voadoras, após uma pequena curta-metragem que envolveu naves especiais. Estamos em 1981, James Cameron tem 27 anos e é assim que começa a dirigir Piranha 2 – O Peixe Vampiro.

A história é considerada má pelos vários especialistas, uma vez que envolve piranhas sanguinárias responsáveis pela morte de dezenas de pessoas numa região costeira. A experiência foi de tal forma traumática para Cameron que um dos produtores acabou por despedi-lo antes do final das filmagens.

 

Francis Ford Coppola

Conhecemos Francis Ford Coppola do êxito O Padrinho, um dos maiores clássicos do cinema, naquela que é uma combinação perfeita entre crime e drama. Porém, a carreira de Coppola começou com um estilo muito diferente: comédia erótica.

Estamos em 1962, Coppola é ainda um jovem de 23 anos e a comédia The Bellboy and the Playgirls é o seu primeiro filme, realizado em parceria com o alemão Frtiz Umgelter. A história revolve à volta de um rapaz que finge ser comprador de lingerie, tudo com o pretexto de ver as modelos a desfilar sem roupa.

 

 


George Lucas

O mestre por detrás da saga Star Wars estreou-se no universo do cinema com uma curta-metragem.  Estamos em 1967 e George Lucas, então com 26 anos, anda atarefado com a realização de Electronic Labyrinth THX 1138 4EB. Anos mais tarde, a sua primeira longa metragem estaria relacionada com o seu primeiro trabalho. THX 1138 (1971) funcionou como uma espécie de sequela, mostrando um universo futurista onde os humanos são controlados por computadores. O filme foi um fracasso.

 


Alfred Hitchcock

É irónico pensar que o mestre do suspense começou com comédia. Em 1925, tinha Alfred Hitchcock os seus 26 anos, surge uma oportunidade única: realizar o filme The Pleasure Garden. O enredo segue uma dançarina de teatro, Patsy, e a sua amiga Jill, mostrando as suas confusões amorosas e profissionais. O filme não foi, no entanto, um sucesso. Após vários problemas com o orçamento, estreou no cinema muito depois de estar pronto.

 

 

Quentin Tarantino

O realizador que mostrou, através dos seus filmes, não ter qualquer pudor com violência e sangue, começou a sua carreira como realizador e ator em simultâneo, corria o ano de 1984. Estamos a falar, claro, de Quentin Tarantino, então um jovem com 21 anos. O filme tinha como título O aniversário do meu melhor amigo e colocava no papel principal um homem que tenta fazer de tudo para melhorar o dia de anos do seu melhor amigo, embora todos os seus planos acabem por ser mal-sucedidos.

 

 

 

David Lynch

O realizador de The Elephant Man e da série televisiva Twin Peaks transpareceu para o seu primeiro filme o mesmo estilo bizarro e assustador que tem marcado a sua carreira. Ao realizar Eraserhead em 1977, com 31 anos, Lynch mostra a história de Henry Spencer, uma personagem perturbada que tem de tomar conta de um bebé mutante numa cidade industrial. O filmou contava com 20 páginas de argumento e demorou anos a ser concluído, principalmente devido a financiamento.

 

 

 Clint Eastwood

Clint Eastwood habituou-nos a filmes do faroeste, dramas e retratos de guerra. Corria o ano de 1971 e Eastwood era já um ator maturo, tendo participado numa série de filmes, quando surge a oportunidade de realizar o seu primeiro. Play Misty For Me é uma história de suspense e terror, que segue uma fã obsessiva que persegue um famoso DJ (interpretado pelo próprio Eastwood). O filme foi um grande sucesso de bilheteira.

 

 

Woody Allen

Woody Allen e a sua visão peculiar do mundo é bem conhecida a partir dos seus filmes. E o início da sua carreira começou logo de forma original. Em vez de filmar de raiz, o realizador norte-americano comprou os direitos de autor de um filme de ação japonês e usou as imagens originais, inserindo no entanto algumas cenas novas e mudando outras de ordem. É assim que nasce What’s Up Tiger Lily?. A voz das personagens é dobrada de forma a transformar um filme de ação numa história de espionagem e receitas secretas de cozinha.

 

 

Orson Welles

Orson Wells apanhou o mundo de surpresa quando organizou a leitura de excertos de a A Guerra dos Mundos na rádio, assustando milhares de norte-americanos que acreditaram mesmo que estava a acontecer uma invasão extraterrestre. Mas antes desse sucesso e de outros que marcaram a sua carreira, esteve Cidadão Kane – considerado ainda hoje um dos um dos melhores filmes de todos os tempos. Um magnata da imprensa, conhecido pela sua corrupção, é a personagem central. Inspirado no empresário de imprensa William Hearst, o filme foi boicotado e chegou a ser mesmo vaiado durante a cerimónia dos Óscares.

 

Steven Spielberg

Antes dos grandes êxitos cinematográficos como Parque Jurássico, E.T. e Indiana Jones, Spielberg realizou um filme amador, dispondo para isso de um orçamento que rondava os 400 dólares. O ano é 1964 e o jovem Spielberg tem 18 anos quando decide realizar, por sua própria conta e risco, o filme Firelight. O enredo envolve invasões de extraterrestres, provando desde cedo o seu fascínio para o tema da vida além da Terra. Parte das imagens do filme perderam-se após a falência de uma produtora à qual Spielberg terá levado a película.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *