Home / Cinema /

Sherlock Holmes I Livsfare: a primeira sequela do cinema é… elementar

Sherlock Holmes I Livsfare: a primeira sequela do cinema é… elementar

As grandes sagas cinematográficas são compostas por vários filmes. Depois do primeiro, existem então as sequelas, onde voltamos a encontrar algumas das mesmas personagens, uma série de outras que são novas e, com elas, histórias que ainda não conhecíamos. Mas a pergunta que persiste agora é: qual foi o primeiro filme a gerar uma sequela?

Embora vários especialistas ao longo da história tenham apontado o filme Fall of Nations como a primeira sequela alguma vez feita, continuando a história polémica e marcada por racismo começada em The Birth of a Nation, a verdade é que em 1908 já se faziam na Dinamarca uma série de filmes relacionados com as histórias de Sherlock Holmes, a personagem literária do britânico Arthur Conan Doyle.

O título desta mini-saga era Sherlock Holmes I Livsfare (ou em edição portuguesa Sherlock Holmes em Perigo) e, apesar de ser um filme mudo e a preto e branco, lançou no mercado cinematográfico o género policial. Ainda que a compra de direitos de autor não tenha estado envolvida para a produção destes filmes, sabe-se que existiram pelo menos 6 filmes relacionados com as aventuras do detetive mais famoso do mundo.

Infelizmente, hoje não há sinais dessas películas, acreditando-se que tenham sido perdidas ao longo dos anos. O que se sabe, no entanto, é que foi o dinamarquês Viggo Larsen a vestir o papel de Sherlock Holmes pela primeira vez, somando essa personagem à sua longa carreira cinematográfica.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *