Home / Cinema /

10 filmes que o transportam até à Cuba de Fidel Castro

10 filmes que o transportam até à Cuba de Fidel Castro

 

A morte de Fidel Castro, no dia 25 de novembro de 2016, acordou todo o mundo com reações contraditórias. Enquanto alguns prestaram uma última homenagem ao homem que liderou Cuba durante quase 50 anos, outros ergueram-se para recordar alguns dos episódios mais negros que para sempre marcarão o nome do líder da revolução cubana. No entanto, neste post, não nos vamos aprofundar na vida de Castro porque, como o próprio disse, só a história o absolverá.

Em vez disso decidimos dirigir os conteúdos deste post à história de Cuba que é contada através dos filmes. Por isso mesmo, ao longo dos próximos parágrafos vamos apresentar 10 filmes que nos transportam até Cuba e nos contam não só história do país, como nos apresentam também alguns dos melhores cenários de Cuba.

Confira a lista completa abaixo.

10 filmes sobre Cuba e a sua gente

Una Noche – Lucy Mulloy

O filme Uma Noite retrata a juventude cubana nos dias de hoje. Ao longo da película acompanhamos a vida de Raul e Elio, dois adolescentes que sonham fugir de Cuba para começar uma vida nova em Miami, nos Estados Unidos. No entanto, quando Raul é acusado de agredir um estrangeiro, a necessidade de fugir torna-se urgente. Elio, por sua vez, tem de decidir se parte com o amigo ou se continua no país com sua irmã gémea, Lila.

Havana – Sydney Pollack

O filme Havana de Sydney Pollack é um romance que mostra a relação entre um norte-americano jogador de poker que se apaixona por uma bela ativista política, esposa de um revolucionário cubano. O enredo tem como pano de fundo a cidade de Havana, em 1958. Um filme emocionante para ver e rever.

Scarface – Brian de Palma

O clássico filme com Al Pacino retrata a vida de um imigrante cubano que tenta formar um império de tráfico de drogas em Miami. Scarface é um dos filmes mais violentos da história do cinema, adaptado do original de 1932 realizado por Howard Hawks e produzido por Howard Hughes.

La muerte de un burócrata – Tomás Gutiérrez Alea

O filme Morte de um Burocrata foca-se nos exageros cometidos pela burocracia cubana ao relatar o drama de um jovem cubano que sofre para conseguir o direito de pensão para a sua tia, após a morte acidental de um trabalhador que é enterrado com a sua carteira de trabalho.

Fresa y chocolate – Juan Carlos Tabío e Tomás Gutiérrez Alea

 

Vencedor de inúmeros prémios internacionais, Morango e Chocolate foi o primeiro filme cubano a receber uma nomeação para o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro. A longa-metragem aborda temas como tolerância, discriminação e preconceitos da sociedade e do regime cubano ao mostrar a amizade entre David, um jovem universitário e militante comunista, e Diego, um professor homossexual.

Memorias del subdesarrollo – Tomas Guiérrez Alea

O filme Memórias do subdesenvolvimento é uma ficção baseada na novela de Edmondo Desnoes que revela a crise existencial do homem burguês diante das gigantescas transformações políticas da revolução popular cubana. Um filme que ajuda a entender as classes mais baixas da sociedade cubana.

Soy Cuba – Mikail Kalotosov

O filme Soy Cuba é uma produção soviética, em colaboração com cineastas cubanos, mas não é por isso que perde valor. Esta película narra as histórias de camponeses, estudantes e trabalhadores que protagonizaram a queda da ditadura cubana.

7 Dias em Havana

O filme 7 dias em Havana é uma verdade delícia para todos os que adoram cinema de autor. Este filme conta com a participação de sete realizadores (Benicio Del Toro, Pablo Trapero, Julio Medem, Elia Suleiman, Gaspar Noé, Juan Carlos Tabio e Laurent Cantet): cada um deles aborda um dia diferente da semana na capital cubana. Composto por sete curtas de aproximadamente 15 minutos cada, o filme retrata a imagem da cidade de Havana e as suas singularidades.

A Cidade Perdida – Andy Garcia

O filme A Cidade Perdida do ator e diretor cubano Andy Garcia retrata a vida das poucas pessoas que conseguem ter prazer e diversão em Havana, em 1958, quando a maior parte da população estava descontente por viver sob a ditadura de Fulgencio Batista O filme culmina com a chegada  das forças revolucionárias de Fidel Castro e Ernesto ‘Che’ Guevara que, num golpe de sucesso, tomam a capital.

Viva Cuba – Juan Carlos Cremata

O filme Viva Cuba retrata a realidade cubana tendo como pano de fundo a história de amor inocente entre duas crianças, Malú e Jorgito, divididas pelo ódio que separa as suas famílias. Uma história comovente que apresenta um episódio histórico na perspetiva inocente de crianças.

 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *