Home / Clássicos do Cinema /

Domine a história da Sétima Arte com este curso de cinema

curso de cinema

Domine a história da Sétima Arte com este curso de cinema

by Eduardo Aranha

Se ver filmes não chega para preencher a sua paixão pelo cinema, então sabemos exatamente aquilo que pode fazer. No blog Mundo de Cinema já falamos muito sobre a Sétima Arte. Aliás, logo na abertura do nosso site, lançamos um e-book exclusivo e completamente original dedicado a filmes que marcaram a História do Cinema. Lembra-se?

Porém, para aqueles que querem saber mais sobre esta indústria – saber como nasceu, como se desenvolveu e como foi expressada conforme o tempo – o melhor  está em investir mesmo num curso completo dedicado à História do Cinema. É disso mesmo que lhe falamos hoje, ao longo deste post: um curso completamente online dedicado à história cinematográfica.

E não se preocupe com a qualidade do conteúdo! O Curso de Introdução à História do Cinema foi criado e desenvolvido pelo crítico de cinema do blog Tudo Vai Bem, Fernando Oriente. Além de publicar reviews e análises a filmes na sua página, Fernando Oriente está mais do que qualificado para lhe dar este curso, uma vez que é investigador de cinema, dá aulas sobre este tema no SESC e foi um dos editores do site Cinequano entre 2007 e 2012.

Sem mais delongas, apresentamos-lhe este curso e tudo aquilo que pode aprender ao longo de cinco vídeo aulas, cada uma delas com uma hora de duração.

Curso de Cinema: o que vai aprender em 5 aulas

O Curso de Introdução à História do Cinema começa por levá-lo a 1895, ano em que os irmãos Lumiére, em Paris, criam aquilo que veria a ser a primeira forma de cinema. Daí, o curso vai avançado através do tempo, parando em 1950, período em que a indústria cinematográfica já tinha produzido alguns dos filmes mais emblemáticos que conhecemos hoje.

A par da história sobre os realizadores de filmes e as características das diferentes expressões artísticas, Fernando Oriente faz um excelente trabalho exibindo excertos de filmes para que perceba aquilo de que está a falar. A formação fica ainda mais completa através do conteúdo textual que o aluno recebe (cerca de 40 páginas) onde está descrita a evolução da arte cinematográfica.

As 5 aulas do curso abordam estilos e épocas diferentes, estando organizados da seguinte forma:

Aula 1

– A origem do cinema e o cinema mudo

– Os Irmãos Lumière

– Georges Méliès

– D.W. Griffith

– Louis Feuillade

– Charles Chaplin

– Erich von Stroheim

Aula 2

– O Cinema soviético – Sergei Eisenstein e Dziga Vertov

– O Expressionismo alemão – F. W. Murnau, Fritz Lang, entre outros

– O Cinema Surrealista – Luís Buñuel e Salvador Dalí, René Clair e Jean Cocteau

– ¨Limite¨, de Mário Peixoto

Aula 3

– O Cinema Sonoro

– Cinema Clássico Americano

– Hollywood e a Força dos Estúdios – John Ford, Howard Hawks, Fritz Lang, Vincente Minnelli, Nicholas Ray, Douglas Sirk e Billy Wilder entre outros.

– O Cinema de Terror

Aula 4

– O Neo-realismo italiano – Roberto Rossellini, Vittorio de Sica, Luchino Visconti, entre outros

– O Cinema japonês – Yasujiro Ozu e Kenji Mizoguchi e Akira Kurosawa

Aula 5

– Alfred Hitchcock

– Orson Welles

– Carl Theodor Dreyer

– Jean Renoir

Uma das vantagens deste curso está no facto de que o aluno pode ver as aulas a qualquer hora e onde quiser. No final da formação, receberá ainda um certificado digital como comprovativo de que fez o curso.

Para ajudar o aluno, o curso conta ainda com um e-book “Coletânea de Críticas de Cinema do Site Tudo Vai Bem” de Fernando Oriente.

INSCREVA-SE AQUI NO CURSO DE INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DO CINEMA!

   

Share this article

Leave a comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *