Home / Ficção científica /

A Viagem à Lua que iniciou o cinema de ficção científica em 1902

viagem à lua

A Viagem à Lua que iniciou o cinema de ficção científica em 1902

 

Quando pensamos em ficção científica pensamos imediatamente em filmes como a saga Star Wars ou a trilogia Matrix. Todavia os primórdios deste género cinematográfico foram cultivados muito cedo, logo no início da história do cinema. Estávamos no ano de 1902 quando George Méliès sonhou mais alto do que todos os outros e decidiu mostrar uma viagem à lua. O filme do ilusionista francês tem pouco mais de 8 minutos, acompanha a aventura de 5 astronautas e foi um grande sucesso na altura do lançamento.

Com roteiro adaptado pelo próprio realizador, La Voyage dans la Lune (título original) bebeu inspiração de dois grandes clássicos da literatura: o primeiro foi Os Primeiros Homens da Lua, de Júlio Verne; o segundo chama-se Os Primeiros Homens da Lua e é assinado pelo britânico Herbert George Wells.

Apesar das influências terem de facto exercido um grande papel na construção do filme, ainda hoje muitos cineastas e especialistas do cinema continuam a exaltar o carácter inovador do trabalho de George Méliès. Esta foi provavelmente a primeira vez que vimos extraterrestres no grande ecrã.

A Viagem à Lua: erros, sucesso e falência

O filme destaca-se pela inovação em novas áreas, como a animação e os efeitos especiais, todavia há erros assinaláveis no que toca à narrativa. Basta olhar para as imagens para percebermos que existem falhas no que diz respeito à aterragem na lua, que acontece de 2 formas diferentes. Enquanto uns afirmam que esta terá sido uma escolha intencional de Méliès, outros dizem que A Viagem à Lua é mais uma experiência cinematográfica do que uma história finalizada.

 

Veja o filme:

Seja como for, a originalidade de A Viagem à Lua foi um enorme sucesso comercial. Depois de França, um dos objetivos de George Méliès era levar a película para os Estados Unidos da América, onde poderia expandir os lucros. Sem que o realizador soubesse, o filme acabou por ser copiado pelos técnicos de Thomas Edison, que trataram da distribuição no país no outro lado do Atlântico. Resultado: A Viagem à Lua foi um êxito, mas Méliès acabou na falência.

 

ARTIGOS RELACIONADOS

     
 

Partilhar este artigo

Deixe um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *